Fórum PRODUTECH 2014 e Conferência Projetos Mobilizadores PRODUTECH PSI e PTI

Sumário

O PRODUTECH - Pólo das Tecnologias de Produção, em colaboração com o CATIM, organizou o Fórum PRODUTECH 2014 e Conferência dos projetos Mobilizadores PRODUTECH PSI e PRODUTECH PTI, no passado dia 19 de Novembro, na EMAF 2014 – Exposição Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços, realizada na EXPONOR.

Descrição

Este evento teve como objetivo debater alguns dos principais desafios que se colocam à indústria transformadora nacional e internacional numa dimensão sobretudo técnica / tecnológica, apresentar os resultados dos projetos mobilizadores PRODUTECH PSI-Novos Produtos e Serviços para a Indústria Transformadora e PRODUTECH PTI- Novos Processos e Tecnologias Inovadoras para a Fileira das Tecnologias de Produção e lançar publicamente o Portal das Tecnologias de Produção o qual pretende constituir-se a breve trecho a montra nacional e internacional das tecnologias de produção portuguesas.

O evento contou com apresentações de especialistas nacionais e internacionais, em áreas como as tecnologias avançadas de produção e exploração de resultados de I&D e inovação à escala europeia.

Além disso, o PRODUTECH esteve também presente na Feira com um stand institucional, onde foi feita uma demonstração de resultados dos Projetos Mobilizadores PRODUTECH-PSI e PRODUTECH-PTI. Estes projetos mobilizadores envolveram um consórcio alargado e multidisciplinar, na realização de trabalhos de investigação, desenvolvimento e demonstração, para o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações inovadoras. Os resultados alcançados apresentam claros avanços, no domínio tecnológico e industrial, e são passíveis de aplicação numa multiplicidade de outros setores industriais.

Com uma audiência de mais de 80 participantes, o evento incluiu ainda a apresentação do Portal das Tecnologias de Produção. Este tem como objetivo formalizar e publicitar a oferta nacional no domínio das tecnologias de produção ao mesmo tempo que promove as empresas e entidades nacionais pertencentes à fileira, os seus principais produtos, serviços e competências. O portal está disponível em: http://portal.produtech.org

Coordenados pelo CATIM, os projetos mobilizadores PRODUTECH PSI (nº13849) e PRODUTECH PTI (nº 13851) envolveram um consórcio global de 42 empresas e organizações pertencentes à fileira das tecnologias de produção, setores utilizadores e ao sistema científico e tecnológico nacional. Com um investimento global de 12 milhões de euros, os projetos foram co-financiados pelo Sistema de Incentivo à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional – 2007-2013) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, da União Europeia.

Para mais informação sobre os projetos mobilizadores PRODUTECH PSI e PRODUTECH PTI consultar: http://mobilizadores.produtech.org/