A PRODUTECH é parceira em mais um projeto Europeu, o IN TRANSIT que apoiará a inovação nas PMEs com 3M€.

Sumário

A PRODUTECH participou na reunião de lançamento do projeto europeu IN TRANSIT, do qual é parceira, que decorreu em Bruxelas com a participação dos representantes da Comissão Europeia.

Descrição

O projeto, InTransit - Reforçar a resiliência das PMEs do sector têxtil, aeroespacial e da construção para uma transição para sectores mais ecológicos e mais digitais com inovação social e empresarial, foi iniciado a 15 e 16 de dezembro em Bruxelas, juntamente com os representantes da Comissão Europeia.

O InTransit visa reforçar a resiliência das PMEs têxteis, aeroespaciais e da construção para sectores mais ecológicos e mais digitais, com um mecanismo de apoio misto incluindo apoio de avaliação individual e um financiamento fixo para assegurar a sua consolidação e sustentabilidade.

A estratégia do InTransit para impulsionar a competitividade das PME europeias para a sua transição de sustentabilidade consiste em quatro pilares fundamentais:

- INCUBAR uma série de serviços conjuntos de apoio às PMEs na identificação de oportunidades de mercado, necessidades e pontos fracos e na ligação dos diferentes sectores, favorecendo a aprendizagem intersectorial, o intercâmbio de melhores práticas, e o desenvolvimento colaborativo.

- INOVAR apoio às PMEs com serviços de consultoria personalizados, incluindo auto-avaliação assistida e diagnóstico circular/ digital, coaching/formação a um nível estratégico (modelo empresarial).

- DESENVOLVER projetos de transição por PMEs com apoio financeiro através de financiamento em cascata, complementado com assistência prestada por parceiros de coaching e DIHs.

- SCALE-UP transições para o mercado com serviços personalizados adicionais, alavancando fundos privados ou públicos adicionais através do ESIF ou outras fontes. 

O projeto tem um orçamento total de 5 milhões de euros, dos quais 3 milhões de euros serão distribuídos através de financiamento em cascata às PMEs, 1 milhão de euros em prestação de serviços pela parceria às PMEs, a fim de prosperar a sua transição digital e verde ao longo de um período de 36 meses.

O projeto é liderado pela ATEVAL em Valência, e conta com parceiros fortes como a AEI Tèxtils na Catalunha, CTA na Andaluzia, CORALLIA na Grécia, PRODUTECH em Portugal, Science Park Graz na Áustria, TUS (Ideam) na Irlanda, POLIMI em Itália, IRTJV em França, e CCS na Eslovénia.