Agendas Temáticas para a Investigação e Inovação - FCT [*]

Sumário

As Agendas Temáticas de Investigação e Inovação visam em particular mobilizar peritos de instituições de I&D e de empresas na identificação de desafios e oportunidades a nível do sistema científico e tecnológico nacional, nomeadamente numa perspetiva de médio e longo prazo.

Descrição

Dando sequência ao espírito da Resolução do Conselho de Ministros nº 32/2016 de 3 de junho e em particular ao definido no anexo “Compromisso com o Conhecimento e a Ciência: o Compromisso com o Futuro”, a FCT assegura a elaboração de quinze Agendas Temáticas de I&I.

O processo – inclusivo e dinâmico - de desenvolvimento das agendas, envolvendo peritos com origem na academia, centros de investigação, empresas, entidades públicas e cidadãos, num quadro de diálogo entre diferentes atores nacionais, permite especificar as áreas que se configurem como emergentes e promissoras para a Investigação e Inovação portuguesa, numa perspetiva de médio e longo prazo, até 2030.

Os principais objetivos das agendas temáticas são:

- A promoção do diálogo entre as comunidades científicas e empresariais, conjugando-se as capacidades e necessidades dos investigadores, dos cidadãos, das empresas, da Administração Pública e de organizações da sociedade civil;

- A constituição de uma visão de médio e longo prazo sobre o sistema português de investigação e inovação, bem como de linhas de I&I mais promissoras para a concretização dessa visão em cada uma das áreas temáticas;

- A contribuição para a construção de fontes de informação suscetíveis de inspirar e sustentar os processos de decisão, nomeadamente no que respeita às estratégias de internacionalização de I&I, bem como às agendas de investigação das instituições e dos seus investigadores.

As 15 agendas temáticas são: Agendas Temáticas: (1) Agroalimentar, Florestas e Biodiversidade, (2) Alterações Climáticas, (3) Arquitetura Portuguesa, (4) Ciência Urbana e Cidades para o Futuro, (5) Cultura e Património Cultural, (6) Economia Circular, (7) Espaço e Observação da Terra, (8) Inclusão Social e Cidadania, (9) Indústria e Manufatura, (10) Mar, (11) Saúde, Investigação Clínica e de Translação, (12) Sistemas Ciberfisicos e formas avançadas de Computação e Comunicação, (13) Sistemas Sustentáveis de Energia, (14) Trabalho, Robotização e Qualificação de Emprego em Portugal e (15) Turismo, Lazer e Hospitalidade.

Face a este desígnio, a PRODUTECH foi convidada e participou ativamente em diversas reuniões e grupos de trabalho visando a construção da Agenda Temática sob o tema “Indústria e Manufatura”.

Os trabalhos desenvolvidos culminaram com a publicação em 02.08.2019, da versão final (em fase de edição) da Agenda I&I “Indústria e Manufatura”.

Informação Complementar:

>> Página oficial das Agendas Temáticas I&I do FCT

>> Página da Agenda Temática “Indústria e Manufatura”

>> Documento Agenda Temática de Investigação e Manufatura

[*] A disponibilização desta informação e a participação da PRODUTECH nos trabalhos conducentes à sua disponibilização foi possibilitada através do projeto PRODUTECH Dinamização.