Atualização de iniciativas no âmbito do COVID-19

Sumário

Sendo o tempo um fator crítico para todos, bem como o acesso atempado à informação cada vez mais dinâmica, a PRODUTECH irá manter neste espaço a atualização de informações relevantes no âmbito da COVID-19. Relembramos a importância da proteção de cada um, para o bem de todos. [Data da última atualização: 24-08-2020]

Descrição

>>> INICIATIVAS COVID-19

- “Não paramos Estamos ON” – Site governamental que reúne as principais informações nacionais relevantes sobre a COVID-19. Para além das boas práticas e recomendações das autoridades de Saúde e medidas excecionais COVID-19 no âmbito da pandemia, é também apresentado o Plano de desconfinamento com medidas gerais e normas setoriais.

Está também disponível a documentação oficial relacionada com a pandemia: legislação, formulários, comunicações, bem como questões frequentes, atualizadas com respostas das entidades oficias. Tem também disponível a informação sobre o novo lay-off simplificado. 

>> Mais informação.

- PEES - Programa de Estabilização Económica e Social - Está disponível no site "Não paramos Estamos ON", com informação relevante sobre o apoio às empresas. Está ainda disponível o cenário Macroeconómico 2020 e 2021. 

>> Mais informação

- COVINDEX - diretório de projetos no âmbito COVID-19 - Informação de 160 projetos relacionados com a mitigação por COVID-19. 

>> Mais informação.

- DGS - Direção Geral de Saúde – A DGS tem no site a possibilidade de instituições, empresas ou cidadãos em nome individual colaborarem com o SNS-Serviço Nacional de Saúde, contribuindo com equipamentos, serviços ou outros apoios. Está também disponível a possibilidade de integrarem o catálogo nacional de Equipamento de Proteção Individual. Já foi publicada a Norma (nº 015/2020 de 24/07/2020) sobre rasteio de contactos. Este documento apresenta a definição de contacto, exposição de alto e baixo risco e o fluxo de abordagem de acordo com a classificação. 

>> Mais informação.  

- Science4COVID-19 - Portal que apresenta as diferentes iniciativas de investigação em curso por áreas de intervenção, bem como oportunidades de financiamento nacional e europeu. 

>> Mais informação.

- ANI – Agência Nacional de Inovação - A ANI disponibiliza um espaço no seu site, para a recolha e divulgação de informação sobre soluções e tecnologias desenvolvidas por empresas e entidades do sistema científico e tecnológico nacional, para dar resposta aos impactos negativos da pandemia da COVID-19. 

>> Mais informação.

- IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação - O IAPMEI disponibiliza no site as principais medidas de Apoio às Empresas no âmbito da pandemia. Onde se destacam as medidas de apoio à continuidade da atividade e do emprego, nomeadamente a regulamentação do incentivo extraordinário à normalização da atividade empresarial, bem como as novas regras do Regime de Lay-off simplificado. 

>> Mais informação.   

- Plano de Recuperação da Europa - Apresenta as principais medidas para ajudar a reparar os dados económicos e sociais causados pela pandemia COVID-19. Identifica as duas principais vertentes de investimentos para os próximos anos, principais instrumentos de apoio ao plano de recuperação da Europa, financiamento e documentos relevantes. 

>> Mais informação.

- COVID-19 Data Portal - Portal Europeu com o objetivo de facilitar a partilha e análise de dados e ferramentas, por forma a acelerar a investigação sobre o coronavírus. 

>> Mais informação.

- Parlamento Europeu - A resposta da UE ao coronavírus - Portal Europeu, em Português, com as últimas notícias sobre a resposta coordenada da UE ao surto de coronavírus. 

>> Mais informação.


>>> OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

- Fostering DIHs Embedding Interoperability in Cyber-Physical Systems - DIH4CPS OPEN CALL

Data de encerramento: 31-08-2020 

>> Mais informação.

- Low-energy Computing for Cyber-Physical Systems - Smart4all OPEN CALL   

Data de encerramento: 30-09-2020 

>>Mais informação.

- [Novo] Linha de Apoio à Economia COVID-19 - Micro e Pequenas Empresas 

Linha para apoiar a recuperação das micro e pequenas empresas afetadas pelos efeitos da pandemia COVID-19. 

>> Mais informação


>>> ESTUDOS E OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES

- Quais os impactos do COVID-19 nas empresas?   

Autor Institucional: Banco de Portugal | Publicado em maio 2020 | Permanentemente em atualização 

>>Mais informação.

- Indicadores de conjuntura - COVID   

Autor Institucional: GEE - Gabinete de Estratégia e Estudos - Ministério da Economia |Publicado em: maio 2020 | Permanentemente em atualização  

>>Mais informação.

- Artificial intelligence and digital transformation - Early lessons from the COVID-19 crisis   

Autor Institucional: União Europeia |Publicado em: julho 2020  

>>Mais informação.

- Africa´s digital solutions to tackle COVID-19   

Autor Institucional: BearningPoint e Banco Europeu do Investimento |Publicado em: julho 2020  

>>Mais informação.