Sumário
O CATIM faz parte do consórcio do projeto MAC’PME, no âmbito do Portugal 2020, que tem como objetivo aumentar a consciência e a incorporação de métodos e técnicas de manufatura aditiva de forma sustentável nos processos e serviços das PME's do setor da metalurgia e da metalomecânica por forma a promover a sua competitividade e qualificação.
Descrição
O projeto tem três grandes vetores de desenvolvimento relativos às tipologias de intervenção:
1) Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos;
2) Transferência de conhecimento;
3) Eco-inovação.
Estas tipologias estarão integradas em quatro clusters de atividades:
1) Avaliação de tecnologia para a incorporação nos sistemas de produção industrial;
2) Posicionamento estratégico das Key Enabeling Technologies (KET) para a manufatura aditiva no setor da metalurgia e metalomecânica e aquisição de novas competências na manufatura aditiva;
3) Ferramentas de modelação e design de novos produtos a 3D;
4) Disseminação, demonstração e coordenação.
Este projeto tem por base uma escolha informada quanto a uma possível incorporação da tecnologia KET nos processos e/ou serviços. Esta vertente será complementada com a qualificação em dois pontos:
1) Posicionamento estratégico individualizado quanto às KET para a manufatura aditiva recorrendo a uma metodologia combinada de benchmarking e percepção de auto-posicionamento;
2) Transferência de conhecimento/qualificação de técnicos nas áreas abordadas com o projeto, que passam por avaliação de tecnologia e conhecimento de KET diferenciadas para a manufatura aditiva, conhecimento e avaliação de diferentes possibilidades no respeitante ao uso de matérias-primas e suas características, modelação e design de "novos" produtos em 3D, ou áreas complementares que possam surgir do diagnóstico estratégico individualizado de cada PME.
Por outro lado, será também definido o perfil de cada PME relativamente a: a) avaliação de tecnologia para incorporação nos sistemas de produção industriais; b) posicionamento estratégico KET na manufatura aditiva no setor MM e aquisição de novas competências na manufatura aditiva; c) ferramentas de modelação e design de novos produtos a 3D. Cada PME será intervencionada de acordo com o perfil definido.
Além do CATIM fazem parte deste consórcio as empresas: Arqperfil , Etma, Prohs, Herdmar, Fundinio, Sopinal, HFCundustria, Silampos, SteelSkills e Zipor.
Mais informações sobre o projeto em: www.macpme.org