FEATS experimento português do DIH2, apoiado pela PRODUTECH, termina com sucesso

Sumário

FEATS um dos 2 experimentos portugueses do projeto DIH2, que a PRODUTECH, como DIH português apoiou, terminou em julho a revisão final com elevado desempenho.

Descrição

O projeto Europeu DIH2 - Pan-European Network of Robotics DIHs for Agile Production, no qual a PRODUTECH é o DIH português parceiro, apoiou na 1ª Open Call 11 experimentos, sendo o FEATS um dos selecionados.

No âmbito do projecto DIH2, a Dalma Robotics em parceria com a DURIT – Metalurgia Portuguesa do Tungsténio, Lda, desenvolveu um sistema integrado e autónomo para transporte de matéria-prima através de um AMR, desde um armazém automático, até diversas estações de trabalho onde o material seria depois processado. A este projecto deu-se o nome FEATS – FIWARE-Enabled Autonomous Transport System. Tudo começa com o sistema ERP da Durit, que desencadeia o processo, partilhando informação das ordens de trabalho com o FEATS. O FEATS, por sua vez, gere todo o fluxo de informação e as entregas de material consoante as informações que recebe do armazém automático e do AMR, garantindo assim que o material está disponível em cada estação de trabalho sempre que necessário.

O FEATS permitiu à Durit não só a otimização de todo o processo produtivo, como também a recolha de dados de operação relevantes que lhes permitem melhorar a gestão de stock e fluxo de trabalho. Este projeto foi desenvolvido e implementado em apenas 10 meses, garantindo à Dalma o selo de qualidade e sucesso dado por todo o consórcio do DIH2.

Para a Dalma, especializada no desenvolvimento e integração de sistemas em Robôts Autónomos Móveis (AMR), esta foi uma oportunidade de crescerem, afirmarem-se e interagirem com outras empresas e entidades europeias, nomeadamente o opoio tecnico da FIWARE, bem como a mentoria de  experts de outros DIHs para além da PRODUTECH, como o IMR - Irish Manufacturing Research, da Irlanda e o NCR - National Centre of Robotics, da Eslováquia.

A Dalma continua a trabalhar no sentido de escalar o FEATS na Durit no entanto, as suas potencialidades são facilmente migráveis para outras indústrias e/ou sectores de mercado com necessidades semelhantes.

>> Vídeo promocional FEATS

>> Mais informações.