Fileira das Tecnologias de Produção apresenta Pacto de Inovação para a Reindustrialização

Sumário

A PRODUTECH e a AIMMAP dinamizaram, no passado dia 30 de setembro, a apresentação de uma proposta ambiciosa para uma Agenda Mobilizadora da Fileira das Tecnologias de Produção para a Reindustrialização. Constitui-se num Pacto de Inovação assente numa forte liderança empresarial. Tem como promotor líder a empresa COLEP Packaging Portugal S.A, e reúne uma massa crítica de empresas da Fileira das Tecnologias de Produção e dos principais setores da indústria nacional e entidades do sistema científico e tecnológico nacional, congregando 101 empresas e organizações e um investimento de 214 milhões de euros, dos quais 131 milhões euros são destinados em exclusivo para I&D e inovação.

Descrição

Ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Aviso N.º 01/C05-i01/2021, a PRODUTECH e a AIMMAP dinamizaram a apresentação no dia 30 de setembro uma proposta de investimento ambiciosa para uma Agenda Mobilizadora da Fileira das Tecnologias de Produção para a Reindustrialização.

Denominada PRODUTECH R3 - Recuperação-Resiliência-Reindustrialização, esta agenda propõe-se desenvolver um conjunto de investimentos estruturantes que visam contribuir para a alteração do perfil de especialização da Fileira das Tecnologias de Produção e do seu contributo para a economia nacional, aumentando as exportações, o investimento em I&D e a valorização económica da inovação. Constitui-se num Pacto de Inovação que tem como objetivo promover a resiliência, o crescimento inteligente, a transição climática e a transformação digital da indústria nacional, contemplando intervenções ao nível da I&D e inovação, do investimento produtivo, da qualificação e internacionalização das organizações, da capacitação dos recursos humanos e da sua ampla divulgação, promovendo efeitos de arrastamento ao conjunto da indústria nacional.

O Pacto de Inovação apresentado é parte integrante do Plano de Ação da Fileira das Tecnologias de Produção, uma estratégia abrangente e integrada, com iniciativas dirigidas a outros programas de investimento e incentivo, esperando-se que a sua execução global venha a alavancar no quadro do Portugal 2030 e de outras medidas do Plano de Recuperação e Resiliência, mais de 500 milhões de euros de investimento empresarial complementar.  

Pela sua transversalidade à indústria transformadora e pelo seu contributo para a inovação via a transferência de tecnologia e know-how para os diversos setores industriais, a Fileira das Tecnologias de Produção tem um posicionamento chave um enorme potencial para impactar de forma positiva e estruturante a economia nacional,

Este Pacto de Inovação será um contributo importante para a recuperação, resiliência e reindustrialização da Economia Nacional.