FIREFIT experimento português do DIH2, apoiado pela PRODUTECH, termina com sucesso

Sumário

FIREFIT um dos 2 experimentos portugueses do projeto DIH2, que a PRODUTECH, como DIH português apoiou, terminou em julho a revisão final com elevado desempenho.

Descrição

O projeto europeu DIH2 - Pan-European Network of Robotics DIHs for Agile Production, no qual a PRODUTECH é o DIH português parceiro, apoiou na 1ª Open Call 11 experimentos, sendo o FIREFIT um dos selecionados.

O projeto FIREFIT - Fiware Ready Quality Control for Packaging Systems in the Food IndusTry, teve como principal objetivo desenvolver uma aplicação de monitorização da produção em tempo real por forma a garantir de forma automática a qualidade do processo de cura do presunto e do processo de embalamento, minimizando assim o desperdícios e custos associados.

O FIREFIT terminou em julho de 2021, tendo sido um projeto exemplar nos resultados alcançados. O projeto teve uma duração de 1 ano aproximadamente e contou com a equipa de IDI da Introsys SA no desenvolvimento da solução, integrando a tecnologia na empresa A.Pires Lourenço & Filhos (em Castelo Branco) - Produtor de presuntos.

Para a Introsys esta foi uma oportunidade de interagirem com outras empresas e entidades europeias, nomeadamente o apoio técnico da FIWARE, bem como a mentoria de experts de outros DIHs para além da PRODUTECH, como o IMR - Irish Manufacturing Research - da Irlanda,  e o RoboValley - da Holanda.

Para A. Pires Lourenço  esta foi uma grande oportunidade para melhorarem o setor de embalamento, com a utilização de robôs, bem como o controlo de qualidade dos produto já embalado.

>> Vídeo promocional FIREFIT

>> Mais informações sobre o DIH2.