O consórcio ADMANTEX2i reuniu-se em Nantes (França) para a segunda reunião presencial do Steering Committee, nos dias 23 e 24 de Março de 2022.

Sumário

Nos dias 23 e 24 de Março, representantes dos 6 clusters europeus que promovem o projecto ADMANTEX2i reuniram-se em Nantes (França) para participar na segunda reunião do Steering Committee do projecto. Durante estes dois dias, a equipa do projecto trabalhou em conjunto para discutir as actividades em curso dos vários pacotes de trabalho do projecto e para planear as próximas actividades de internacionalização a serem implementadas, com o objectivo de ajudar as empresas a internacionalizarem-se e apoiar a competitividade global das suas PME membros. O projecto ADMANTEX2i é coordenado pelo cluster AEI TÈXTILS e financiado pelo programa COSME da Comissão Europeia no âmbito da convocatória do Cluster Go International. 

Descrição

O consórcio ADMANTEX2i reuniu-se nos dias 23 e 24 de Março em Nantes (França) para discutir as atividades em curso dos vários pacotes de trabalho do projeto e planear as próximas atividades de internacionalização para apoiar a competitividade global dos seus membros. A reunião do Steering Committee foi organizada pelo parceiro do projeto EMC2.

A parceria ADMANTEX2i visa implementar um projeto de internacionalização destinado a liderar a cooperação internacional de clusters em fabrico avançado e materiais têxteis avançados, como um capacitador para produtos sustentáveis, globalmente competitivos e funcionais, numa vasta gama de aplicações de alta gama.

Durante a reunião e com base nos conhecimentos de workshops organizados em toda a Europa nos últimos meses, a parceria deu prioridade aos mercados-alvo finais e definiu o amplo calendário de atividades para a internacionalização.

O projeto ADMANTEX2i irá organizar três missões empresariais internacionais durante 2023 aos EUA, Japão e Canadá. A primeira missão será organizada na área da Baía de São Francisco (Califórnia) em Fevereiro de 2023, com o objetivo principal de inspirar novos modelos de negócios e promover oportunidades de digitalização e têxteis inteligentes. Todas as PMEs participantes receberão também agendas individuais para reuniões de negócios personalizadas e apoio financeiro através de uma call dedicada. A segunda missão centrar-se-á no mercado japonês e irá focar-se nos têxteis para o lar de alto desempenho, através da participação numa grande feira comercial, e será organizada durante Junho/Julho de 2023. Por último, a terceira missão será ao Canadá, em Novembro de 2023, e incluirá a participação na feira comercial Advanced Design & Manufacturing Expo em Montreal.

O próximo Steering Committee Meeting presencial terá lugar na Comunidade de Valencia, Espanha, em outubro de 2022, e será organizado pelo cluster ATEVAL. A parceria ADMANTEX2i integra 6 clusters europeus: AEI TÈXTILS (Espanha), ATEVAL SL (Espanha), CITEVE (Portugal) PRODUTECH (Portugal), Pôle EMC2 (França), e AFIL- Associazione Fabbrica Intelligente Lombardia (Itália).