Os clusters e o desenvolvimento regional – Regional Helix 2019

Sumário

Entre os dias 26 e 28 de junho, decorreu a Conferência Internacional - Regional Helix, na cidade do Porto, onde se realizou uma mesa redonda sobre os clusters e desenvolvimento regional, com a participação da PRODUTECH.

Descrição

Esta Conferência resultou de uma organização conjunta do Centro de Investigação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto (CIICESI), do Instituto Politécnico de Castelo Branco e do NECE (centro de investigação, do Departamento de Economia e Gestão da Universidade da Beira Interior). Discutiram-se vários temas entre os quais a inter-relação entre a indústria e a academia. 

Estiveram presentes vários intervenientes, nomeadamente Luís Farinha, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Pedro Rocha da Produtech, Ana Barros do Inesc.Tec – iMan Norte Hub, Frederico Ferreira da Forum Oceano e Deolinda Silva da PortugalFoods.

A concentração - geográfica, sectorial, a especialização e a interdependência – enquanto dimensão central dos clusters teve um papel central na discussão, sublinhando a importância do equilíbrio entre cooperação e competição, bem assim como a necessidade de se trabalharem e interdependências capazes de gerar sinergias (academia /indústria) e de contribuir para o crescimento económico das empresas e para o desenvolvimento dos territórios.