Parceria PRODUTECH demonstra na TEGOPI tecnologias de produção inovadoras

Sumário

O Polo das Tecnologias de Produção (PRODUTECH), em parceria com o CATIM, apresentou, no dia 11 de Julho de 2014, os resultados dos seus Projetos Mobilizadores PRODUTECH PSI e PRODUTECH PTI, nas instalações industriais da empresa TEGOPI, em Vila Nova de Gaia.

Descrição

O evento inseriu-se num conjunto de ações de demonstração que decorreram em ambiente industrial, das soluções desenvolvidas no âmbito dos Projetos Mobilizadores PRODUTECH PSI e PRODUTECH PTI, os quais, incorporando um elevado grau de colaboração entre as empresas que desenvolvem tecnologias de produção, as suas utilizadoras e entidades do sistema científico e tecnológico, integram o projeto-âncora Investigação, Desenvolvimento e Demonstração do Polo PRODUTECH.

Esta Ação de Demonstração teve como objetivo apresentar inovadoras metodologias e ferramentas desenvolvidas no âmbito dos temas Novos Modelos de Negócio (PTI-PPS1), Ferramentas Avançadas para o Desenvolvimento de Novos Produtos, Sistemas e Serviços (PTI-PPS2) e Eficiência Energética e Ambiental, na vertente caracterização e melhoria da eco-eficiência dos sistemas de produção (PSI-PPS5.1-5.3).

As metodologias desenvolvidas apresentam um considerável avanço do ponto de vista técnico-científico, e com base nestas foram desenvolvidos novos softwares e optimizados sistemas e equipamentos.

A sessão incluiu a apresentação das ferramentas e softwares desenvolvidos de gestão de projetos e planeamento de operações, suporte à conceção de novos modelos de negócio, caracterização e melhoria da eco-eficiência de sistemas de produção e modelização e simulação de sistemas de produção, assim como a demonstração das unidades-piloto intervencionadas.









Os projetos mobilizadores PRODUTECH PSI (nº13849) – Novos Produtos e Serviços para a Indústria Transformadora, e PRODUTECH PTI (nº 13851) - Novos Processos e Tecnologias Inovadoras para a Fileira das Tecnologias de Produção, foram co-financiados pelo Sistema de Incentivo à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional – 2007-2013) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, da União Europeia.

Para mais informação sobre os projetos mobilizadores PRODUTECH PSI e PRODUTECH PTI consultar: http://mobilizadores.produtech.org/