Portugal terá 2 projetos financiados pelo projeto DIH²

Sumário

Dos 96 projetos candidatos à OPEN CALL do projeto Europeu DIH2, foram selecionados 2 projetos portugueses.

Descrição

O projeto DIH² – Pan-European Network of Robotics DIHs for Agile production, realizou no final de abril o Jury day, para selecionar os finalistas da 1ª Open Call. Portugal esteve representado por 3 projetos inovadores na área da robótica industrial. Foram selecionados 11 projetos de 9 países, que irão receber até 248 000€ para a implementação/exploração de cada experimento. Dos 11 finalistas 2 projetos são Portugueses, o FIREFIT e o FEATS, que irão em breve iniciar a implementação e testes das novas tecnologias propostas.

O projeto FIREFIT – Fiware Ready Quality Control for Packaging Systems in the Food Industry será desenvolvido pela INTROSYS e aplicado na empresa A. Pires Lourenço & Filhos, S.A.

O projeto FEATS – Fiware-Enabled Autonomous Transport System será desenvolvido pela Dalmasys, Lda e implementado na DURIT Metalurgia Portuguesa do Tungsténio, Lda.

A PRODUTECH é o parceiro português que integra o consórcio do projeto DIH², através de uma das iniciativas ao nível de Digital Innovation Hubs que tem vindo a co-promover, nomeadamente o PRODUTECH DIH Platform. 

A PRODUTECH assume no projeto DIH2 uma função de dinamização do ecosistema nacional para as atividades do projeto, incluindo a promoção, facilitação e apoio à participação de empresas nacionais na implementação de pilotos em ambiente industrial, incluindo os aprovados na primeira open call.