PRODUTECH DIH participa no Experimento Safety and Wellbeing of Workers do Projeto DIH4CPS

Sumário

O PRODUTECH DIH participou no Experimento Safety and Wellbeing of Workers do Projeto DIH4CPS, juntamente com empresas.


Descrição

A PRODUTECH participou no experimento “Safety and Wellbeing of Workers – CPS for security and wellbeing of shop floor workers”, integrado no Projeto DIH4CPS - Fostering DIHs for Embedding Interoperability in Cyber-Physical Systems of European SMEs, coordenado pela UNINOVA e do qual a PRODUTECH é parceira.

Este experimento para além da aplicação de tecnologias CPS, pretendia também fomentar a interação dos DIHs com outras entidades, de forma a apoiar o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias CPS nas empresas utilizadoras. Neste sentido o PRODUTECH DIH motivou a participação no experimento de 3 empresas utilizadoras de tecnologias de produção, a SILAMPOS, RIBERMOLD e SUNVIAUTO, que mais uma vez agradecemos a disponibilidade.

Neste experimento foram testados sistemas de sensorização e CPS de postos de trabalho críticos em termos de saúde ocupacional, de forma a permitir alertar os operações para a adopção de posturas incorretas e lesivas para a sua saúde. Foi também testada a realização de exercícios que permitam amenizar as más posturas adoptadas pelos trabalhadores. Estas tecnologias foram desenvolvidas pela UNINOVA em colaboração com a KnowledgeBiz.


>> Vídeo do Experimento

>> Mais informações sobre o Experimento

>> Mais informações sobre o projeto DIH4CPS


O projeto DIH4CPS é cofinanciado pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.o 872548.