PROJETO ADIMAQ apresentado no workshop PRODUTECH QUALIFICAÇÃO na EMAF 2016

Sumário

O projeto ADIMAQ foi apresentado no workshop "PRODUTECH QUALIFICAÇÃO: Tecnologias para a Produção Avançada – Tendências, Iniciativas e Soluções", realizado no passado dia 23 de novembro, na Exponor em Leça da Palmeira, por ocasião da feira EMAF 2016.

Descrição

O projeto ADIMAQ por objetivo principal o desenvolvimento de um protótipo de bem de equipamento que combine as tecnologias de fabrico aditivo (FA) por extrusão e de fabrico subtrativo (FS) por maquinagem 5-eixos numa unidade única de produção híbrida. A comunicação realizada permitiu apresentar ao público-alvo, da fileira das tecnologias de produção e setores utilizadores, os resultados preliminares alcançados, visando assim a sua demonstração e difusão.

Iniciado em Outubro de 2015 e com data prevista de conclusão o mês de Setembro de 2018, pretende-se que o projeto ADIMAQ crie um sistema de produção capaz de fabricar meios de produção (moldes, moldações e ferramentas) e modelos em areias de sílica, gesso, resinas e termoendureciveis com maior eficiência em termos de custo, utilização de matérias-primas e exploração de geometrias. Visa assim responder às solicitações do mercado de séries mais curtas, compostas por componentes complexos e de grande dimensões, e em especial das empresas fornecedoras de peças e componentes em materiais compósitos, materiais metálicos fundidos e materiais cerâmicos.

A produção destas peças e componentes apresenta elevados tempos de fabrico, acrescidos custos de produção e levanta diversos desafios seja a nível da qualidade, competência e capacidade para a produção de geometrias complexas. Verifica-se assim a necessidade de soluções flexíveis e economicamente viáveis que se apresentem como alternativa às tecnologias tradicionais, permitindo desenvolver produtos refinados, de forma rápida, económica e vocacionada para dar resposta às necessidades do mercado.

Esta é a ambição e desafio aceite pelo INEGI, CEI e FERESPE no lançamento do projeto ADIMAQ. Pretende-se ainda com o projeto, contribuir para o aumento da produção nacional, diminuição de importações e aumento das exportações de tecnologia para a indústria, permitindo que, não só os promotores do projeto, mas também Portugal, se assuma cada vez mais como um país produtor de tecnologia avançadas de produção.

Contemplando um investimento de cerca 1.7 milhões de Euros, o projeto prevê um cofinanciamento de cerca de 1 milhão, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, do Portugal 2020 e Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.