Projeto CLEVER realizou o evento de apresentação com discussão sobre Necessidades de I&D e inovação para a transformação digital e sustentável da indústria da Região Norte
Sumário
O Projeto CLEVER / PREI-ISAF – Capacitação para a Industrialização e Sistemas Avançados de Fabrico da Região Norte, realizou o seu primeiro evento no dia 07 de julho, em Guimarães nas Instalações do PIEP.
Descrição
O projeto CLEVER, do qual a PRODUTECH é parceira, irá dinamizar a PREI-ISAF, funcionando como um mecanismo de ligação entre empresas, centros tecnológicos, universidades, associações e entidades públicas, ajudando a transformar necessidades reais da indústria em prioridades de investimento, projetos demonstradores e recomendações para políticas públicas e instrumentos de apoio.
Esta sessão teve como objetivo apresentar o projeto, o seu modelo de governação e o plano de atividades, mas sobretudo criar um espaço de auscultação e debate com o ecossistema industrial sobre as necessidades regionais de I&D e inovação para a transformação digital e sustentável da indústria.
A sessão contou com a abertura de Cláudia Cristóvão, Diretora Geral do PIEP, seguindo-se uma breve intervenção de Raquel Meira, da CCDR NORTE, que enquadrou a relevância das PREI no âmbito da Estratégia Regional de Especialização Inteligente. Posteriormente, Paulo Santos, Chefe de Divisão de Planeamento Estratégico e Desenvolvimento Regional da CCDR NORTE, aprofundou o papel das PREI na governação da S3 NORTE 2027, na articulação do ecossistema e na preparação do próximo ciclo estratégico.
Pedro Mimoso, Diretor de Desenvolvimento de Negócio do PIEP, apresentou o projeto CLEVER, os seus objetivos, modelo de governação e plano de atividades. Flavia Barbosa, Research Coordinator do INEGI driving science & innovation, apresentou o estudo estratégico em curso, orientado para o diagnóstico, competitividade e definição de roadmaps para a transformação industrial.
O painel de discussão trouxe contributos muito relevantes de entidades e empresas com forte ligação à indústria e à inovação, incluindo Manuela Azevedo, Gestora de Projeto de I&D +I da PRODUTECH, Pedro Alexandre Silva Vieira, Research & Development Director da Amtrol-Alfa, Eduarda Silva, Head of Technology Development – Passenger & Light Truck Tires (PLT), Continental Solutions Center, e Joel Alves, da SENTINEL.
O projeto CLEVER é co-financiado pelo Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE2030).