Projetos TRINITY e MANU-SQUARE unem forças para potencias sinergias em beneficio das PMEs industriais europeias

Sumário

Com um lema comum de “Promover a Agilidade das PMEs produtoras”, os projetos TRINITY e MANU-SQUARE uniram forças para explorar sinergias dos instrumentos de apoio estabelecidos, plataformas e ecossistemas.

Descrição

O principal objetivo do projeto TRINITY é criar uma rede multidisciplinar de centros locais de inovação digital (DIHs) de apoio às empresas produtoras, para alavancar uma produção ágil. Composta por centros de investigação, empresas e grupos universitários que cobrem uma vasta gama de tópicos, esta rede de DIHs visa apoiar níveis mais elevados de agilidade de fabrico, tendo a robótica avançada como força motriz. O resultado será um balcão único de métodos e ferramentas para alcançar uma produção altamente inteligente, ágil e reconfigurável. Disponibilizará à industria transformadora Europeia capacidades de inovação, demonstradores e serviços de apoio, permitindo a adoção e difusão de tecnologias avançadas de fabrico.

O projeto MANU-SQUARE tem como objetivo o estabelecer uma plataforma Europeia de marketplace que promova o estabelecimento dinâmico de redes de valor.

Sendo agnóstica do sector industrial, a plataforma MANU-SQUARE implementa ferramentas e serviços que permitem o estabelecimento ágil de negócios entre empresas e entre organizações de I&D e inovação. Promove e apoia um objetivo triplo:

(1) promover a utilização ótima da base industrial instalada, apoiando o estabelecimento dinâmico de redes de valor, através da correspondência entre a disponibilidade e a procura de recursos e equipamentos de fabrico, tornando assim uma utilização ótima das capacidades instaladas;

(2) alargar a base de inovação das empresas, apoiando o acesso a capacidades de investigação e engenharia, novos fornecedores e tecnologias;

(3) apoiar a implementação de estratégias de economia circular, no sector fabril, através do estabelecimento de cadeias de fornecimento de materiais, baseadas na monetização dos sub-produtos.

A parceria estratégica estabelecida entre os 2 projetos irá, portanto, fomentar a implantação dos ecossistemas industriais, ferramentas, mercado e serviços de apoio, que podem contribuir para a resiliência e competitividade da indústria transformadora Europeia.

Mais informações sobre os projetos estão disponíveis nos respetivos websites:

- Sítio Web do projeto TRINITY: https://trinityrobotics.eu/

- Website do projeto MANU-SQUARE: https://www.manusquare.eu/

Os projetos TRINITY e MANU-SQUARE receberam financiamento do programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia ao abrigo dos acordos de subvenção Nº. 825196 e 761145, respetivamente.

RESPONSABILIDADE: A presente informação reflete apenas a opinião do autor. A Comissão Europeia não é responsável por qualquer utilização que possa ser feita da informação aqui contida.