Sessão de Lançamento do iMan Norte Hub, no dia 25 de maio em Leça da Palmeira

Sumário

No dia 25 de maio, na Marina de Leça da Palmeira, realizou-se a sessão de lançamento de um Digital Innovation Hub para a indústria no Norte de Portugal. Esta rede de Inovação Digital chama-se iMan Norte Hub e tem como missão fomentar a transformação digital das empresas industriais da região Norte e estimular o respetivo ecossistema de inovação.

Descrição

Ao incentivar a transformação digital das empresas industriais da região Norte de Portugal, designadamente através da adoção e difusão de tecnologias avançadas de produção, o iMan Norte Hub ambiciona desenvolver áreas chave, nomeadamente a digitalização e a robótica, e combinar a existência de competências e infraestruturas científicas e tecnológicas, com vista a potenciar a criação de novos negócios e fortalecer os já existentes.

Esta Rede de Inovação Digital surge no contexto do plano de ação da Comissão Europeia para a digitalização da indústria europeia e da estratégia para a criação de um mercado único digital, que inclui a criação destes Digital Innovation Hubs. 

De acordo com a Comissão “é necessário adequar o mercado único europeu à era digital eliminando barreiras regulamentares e passando dos atuais 28 mercados a um mercado único”. Além da PRODUTECH, as entidades responsáveis pela coordenação deste programa são: o INESC TEC, UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto), CATIM (Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica), CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal), CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal) e CTCOR (Centro Tecnológico da Cortiça). 

A coordenação geral da iniciativa é assumida pela PRODUTECH.A sessão contou com a presença de Ana Teresa Lehmann, Secretária de Estado da Indústria e da Vice-Presidente da CCDR-N, Ester Gomes da Silva.

Representantes de todas as entidades que integram o iMan Norte Hub tiveram a oportunidade de apresentar a iniciativa, medidas de apoio à digitalização da indústria e casos de sucesso de implementação em diversos setores industriais.