Sumário
No dia 31 de dezembro de 2020 termina o período de transição para a saída do Reino Unido da União Europeia e existe muitas duvidas para as empresas que pretendem continuar a trabalhar com o Reino Unido, por isso consideramos importante reunir algumas informações que possam ajudar neste processo.
Descrição
Oficialmente o Reino Unido deixou a UE (União Europeia) no dia 31 de janeiro de 2020, sendo o ano de 2020 um ano de transição em que prevalecem as anteriores regras do Mercado Único Europeu e da União Aduaneira, permitindo a todos os intervenientes uma adaptação e definição de planos de contingência para a continuidade de interações com o Reino Unido.
Para ajudar as empresas a evitar disrupções e minimizar perturbações no comércio com o Reino Unido, o Governo Britânico lançou a campanha “Keep Business Moving” e criou uma página web, com informação que vai sendo atualizada, para as empresas da UE sobre as medidas a tomar.
As entidades portuguesas apresentam no Portal Diplomático do Governo o Plano de Preparação e Contingência para a saída do Reino Unido da União Europeia, bem como outras informações relevantes para as empresas portuguesas.
A Aicep Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, apresenta uma compilação sobre o processo, bem como um conjunto de links e documentação relevante. Mais informação.