16 items

Projetos

ADIMAQ - Fabrico ADItivo por extrusão e MAQuinagem para produção híbrida de modelos, moldes e moldações de grandes dimensões

Fundição Moldes Solução Híbrida Fabrico Aditivo Impressão 3D Fabrico Subtrativo Ferramentas Especiais Sílica Gesso Resinas Termoendurecíveis

Unfold

Objetivos

O projeto ADIMAQ - Fabrico ADItivo por extrusão e MAQuinagem tem como objetivo o desenvolvimento de um bem de equipamento híbrido que combine as tecnologias de fabrico aditivo (FA) por extrusão e de fabrico subtrativo (FS) por maquinagem de 5-eixos numa unidade única de produção híbrida com um volume útil de trabalho de aproximadamente 3x2x1m.

Este projeto irá responder aos desafios da indústria atual, permitindo a produção híbrida de modelos, moldes e moldações de grandes dimensões.

Imagens

Descrição

Desafios industriais |


A produção destas peças e componentes apresenta elevados tempos de fabrico, acrescidos custos de produção e levanta diversos desafios seja a nível da qualidade, competência e capacidade para a produção de geometrias complexas. Verifica-se assim a necessidade de soluções flexíveis e economicamente viáveis que se apresentem como alternativa às tecnologias tradicionais, permitindo desenvolver produtos refinados, de forma rápida, económica e vocacionada para dar resposta às necessidades do mercado.


Detalhes da solução |


Este projeto inovador irá criar um sistema de produção capaz de fabricar meios de produção (moldes, moldações e ferramentas) e modelos em areias de sílica, gesso, resinas e termoendurecíveis com maior eficiência em termos de custo, utilização de matérias-primas e exploração de geometrias.

O projeto ADIMAQ resultou da necessidade de uma solução alternativa às tecnologias tradicionais, que fosse flexível e economicamente viável e que permitisse desenvolver produtos refinados, de forma rápida, económica e respondendo às necessidades e inovações do mercado.


Benefícios e vantagens |


  • Combinação num único sistema de tecnologias aditivas e subtrativas para produção de moldes e ferramentas;
  • Maior eficiência em termos de custo e tempo de produção;
  • Diminuição de taxas de desperdício.

Promotores

Contactos

  • Rui Neto | INEGI

Data Início - Data Fim

2015-10-01 - 2018-09-30

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

1.696.040 | 1.145.082

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

ADMANTEX2i - Advanced Manufacturing and Advanced Textile Materials Going International to Strengthen Resilience and to Empower Industrial Recovery

Inovação Têxtil Internacionalização Produção avançada Clusters Resiliência Recoperação

Unfold

Objetivos

O principal objetivo do ADMANTEX2i é liderar a cooperação internacional dos clusters das tecnologias de produção e dos clusters dos materiais têxteis avançados e ser um facilitador para o desenvolvimento de produtos sustentáveis e globalmente competitivos, numa ampla gama de aplicações de ponta. Os objetivos específicos chave do projeto são: desenvolver uma estratégia conjunta de internacionalização e um roteiro para a internacionalização, com base na cooperação intersetorial estratégica entre os clusters das tecnologias de produção e os clusters dos materiais têxteis avançados, nos quais a UE é um forte líder; implementar a estratégia de internacionalização através da organização de 3 missões de negócios internacionais; fomentar a cooperação intersetorial; fortalecer a resiliência setorial das tecnologias de produção e dos materiais têxteis avançados e impulsionar o crescimento industrial com base na internacionalização.

Descrição

O conceito do ADMANTEX2i baseia-se na colaboração intersetorial e sua estratégia visa aproveitar as vantagens decorrentes de iniciativas anteriores de cooperação europeia para alavancar a inovação intersetorial nos materiais têxteis avançados e nas tecnologias de produção. 

O ADMANTEX2i procura promover o aumento das oportunidades nos mercados internacionais e iniciativas conjuntas de internacionalização, como fatores-chave para remodelar a indústria europeia e acelerar a recuperação dos negócios, promovendo a adoção da digitalização e integrando a sustentabilidade como prioridades estratégicas para abordar diferentes mercados finais com produtos/soluções diferenciadas e assim contribuir para a recuperação e resiliência dos setores envolvidos. O objetivo principal do projeto é preencher as lacunas e aproximar os fornecedores de tecnologias de produção, os fornecedores de têxteis avançados e os seus utilizadores finais, para impulsionar a inovação e a modernização industrial, nomeadamente pela adoção da digitalização, para catalisar a sustentabilidade e a economia circular nas indústrias têxtil e de tecnologias de produção. 

A abordagem estratégica do ADMANTEX2i está totalmente alinhada com as prioridades da Comissão Europeia para a adoção da digitalização como forma de impulsionar a transição verde. Ao combinar esforços e adotar uma visão de cooperação estratégica, o ADMANTEX2i irá impulsionar a recuperação industrial e a resiliência nos diferentes setores envolvidos (Tecnologias de Produção e Materiais Têxteis Avançados) para tornar as PMEs europeias mais competitivas nas cadeias de valor globais e promover o desenvolvimento de soluções de negócio para economia circular e sustentabilidade, de forma a responder às necessidades dos mercados internacionais. Ao organizar missões internacionais como demonstradores, o ADMANTEX2i irá fortalecer a resiliência, impulsionar a recuperação industrial e promover o surgimento de novas oportunidades económicas para as PME europeias dos setores envolvidos. 

A Parceria ADMANTEX2i compreende três clusters de materiais têxteis avançados e três clusters de tecnologias de produção, de seis regiões da UE e quatro estados membros da UE do sul da Europa (Espanha, Portugal, França e Itália).

Promotores

Data Início - Data Fim

2021-05-17 - 2024-05-16

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

611.109,41 | 549.994,00

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

ATM - Advanced Tools Management

ERP Planeador Logístico Escalonamento Avançado AGVs Lean

Unfold

Objetivos

O projeto ATM visa demonstrar uma solução avançada e competitiva de gestão de ferramentas na indústria metalomecânica de precisão através da integração de um sistema de planeamento de ferramentas com AGVs Lean e um planeador logístico.

Imagens

Descrição

Objetivos |


Caracterização do estado atual da JASIL em termos de planeamento/escalonamento de operações e de logística interna e obtenção de indicadores de suporte. Demonstração da utilização de sistema de planeamento e escalonamento avançado (APS). Demonstração de sistema de logística interna baseado num AGV Lean para movimentação dos materiais em curso-de-fabrico e das ferramentas. Ação de demonstração alargada do projeto a outras empresas do setor, caracterizadas pela utilização intensiva de ferramentas e de recursos humanos especializados no seu ambiente produtivo.


Detalhes da solução |


A obtenção em tempo útil de soluções de escalonamento, avaliadas através de um painel de indicadores quantitativos e que procurem um compromisso entre entregas dentro do prazo e uma utilização custo-eficiente das ferramentas, constitui o objetivo principal deste projeto. As soluções obtidas fornecerão instruções para despoletar não somente o transporte dos materiais em curso-de-fabrico de e para as Células de Fabrico Flexível do sistema produtivo, mas também as correspondentes ferramentas necessárias à operação fabril. O transporte logístico dos materiais e ferramentas será assegurado pela solução AGV Lean, composta por uma plataforma móvel (AGV) de baixo custo e por uma banca acoplada onde são colocados os elementos físicos a transportar de local para local.


Benefícios e vantagens |


> Aumento da disponibilidade das ferramentas

> Aumento da eficiência do centro máquina/ ferramenta

> Redução do custo da gestão logística das ferramentas

> Aumento da disponibilidade de operadores para operações de maior valor acrescentado

Promotores

Contactos

  • Marco Ferreira | Vanguarda | marco.ferreira@vanguarda.pt | +351 961 695 992

Data Início - Data Fim

2016-09-01 - 2018-02-28

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

273.884,14 | 165.015,52

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

CLAMTEX - Cluster Management Towards Excellence in Advanced Manufacturing and Textile Industry

Cluster; Excelência; Fabricação avançada; Indústria Têxtil; ClusterXchange

Unfold

Objetivos

O principal objetivo do CLAMTEX é reforçar a excelência da gestão dos clusters europeus participantes para impulsionar o seu ecossistema especializado de inovação, facilitando a colaboração transsectorial e transregional para facilitar a aceitação da digitalização dentro e fora da parceria com a implementação do esquema piloto ClusterXchange.

Descrição

O CLAMTEX é uma parceria estratégica europeia de clusters composta por clusters dos sectores têxtil e da produção avançada, oriundos de 3 países e 4 regiões, com uma estratégia conjunta para facilitar a aceitação da digitalização e a centralização no utilizador, beneficiando tanto os fornecedores de tecnologias de produção avançadas como as empresas têxteis, numa abordagem win-win. As principais tarefas implementadas no CLAMTEX seguirão os princípios Kaizen no sentido da excelência e da melhoria contínua usando o Ciclo de Deming aplicado na gestão de clusters. Isto compreenderá várias iterações internas e externas de benchmarking, formação em gestão de clusters e em ferramentas facilitadoras para promover serviços de  excelência aos clusters membros. O CLAMTEX também implementará o ClusterXchange para fomentar o início da cooperação para o crescimento com enfoque na aprendizagem transsectorial e transfronteiriça para beneficiar do Mercado Único. No total, esperamos que 2 funcionários de cada cluster participem no desenvolvimento de capacidades, 50 participantes em intercâmbios e um total de 635 PME beneficiarão das estratégias de cluster revistas que o CLAMTEX irá desenvolver. As diferentes ações levarão a uma maior conscientização em cada cluster sobre como os seus associados podem explorar melhor oportunidades do Mercado Único com o desenvolvimento de vários estudos de mercado e tendências que serão complementados com o crescimento de oportunidades por meio de intercâmbios e visitas estratégicas a parceiros internacionais. No longo prazo, a parceria visa sustentar a colaboração com uma estratégia conjunta dedicada e um roteiro de atividades de colaboração para os próximos anos.

Data Início - Data Fim

2020-02-03 - 2022-02-02

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

464.923 | 359.941

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

DIH4CPS - Fostering DIHs for Embedding Interoperability in Cyber-Physical Systems of European SMEs

Digital Innovation Hubs

Unfold

Objetivos

O projeto DIH4CPS pretende apoiar a estratégia Europeia de digitalização da Indústria, para que qualquer empresa da Europa tenha acesso a um Centro de Inovação Digital (Digital Innovation Hub – DIH), suportando-a na sua transformação digital. Neste sentido, o projeto DIH4CPS visa alavancar a rede de Digital Innovation Hubs e de provedores de soluções à escala europeia, e cujo foco de intervenção centra-se em sistemas ciber-fisicos e sistemas embebidos.

Descrição

Fostering DIHs for Embedding Interoperability in Cyber-Physical Systems of European SMEs

Data Início - Data Fim

2020-01-01 - 2022-12-31

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

9.158.683,75 | 7.999.333,75

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

DIH² – Pan-European Network of Robotics DIHs for Agile Production

Robótica Digital Innovation Hubs

Unfold

Objetivos

O projeto DIH² tem como objetivo nuclear supportar empresas industriais na adoção de soluções robóticas avançadas para a produção ágil, e assim contribuir para a sua excelência e competitividade.

Descrição

O projeto DIH² estabelece uma rede de 26 Digital Innovation Hubs com o objetivo desencadear processos inovação incremental e disruptiva em empresas industriais, apoiando e suportando PMEs nos seus desafios de produção ágil e promovendo a sua digitalização através de soluções robóticas mais eficientes em termos de custo, para produções de pequenos lotes.  

Promotores

Contactos

  • Ali Muhammad | VTT Technical Research Centre of Finland | ali.muhammad@vtt.fi

Data Início - Data Fim

2019-01-01 - 2022-12-31

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

16.834.085 | 15.999.943

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

DISRUPTIVE - Dinamização dos Centros de Inovação Digital (DIH) na região PocTep para a promoção de TIC disruptivas e de última geração através da cooperação na região transfronteiriça

DIH; Digital Innovation Hub; Inter-DIH cooperation; advanced production technologies; inter-regional

Unfold

Objetivos

O objetivo geral do projeto DISRUPTIVE é promover a excelência em I&D e inovação através dos Centros de Inovação Digital (DIHs) de Castela e Leão e Norte de Portugal.

Imagens

Descrição

Dinamização dos Centros de Inovação Digital (DIH - Digital Innovation Hubs) na região PocTep para a promoção de TIC disruptivas e de última geração através da cooperação na região transfronteiriça. Espera-se da implementação do projeto os seguintes resultados: 

- Desenvolvimento de um modelo de DIH transfronteiriço que reúna competências, fazendo da região CyL-PN um pólo de referência inovador para tecnologias TIC de ponta.

- Atração de financiamento (público e privado) para I&D&I, propondo novos projetos de I&D e inovação.

- Formação de novos investigadores apoiados por atividades inter-regionais de excelência em I&D&I.

- Criação de novas iniciativas baseadas na transferência de tecnologias dos DIHs para o desenvolvimento da região. Geração de novos conhecimentos especializados em torno de tecnologias disruptivas.

Data Início - Data Fim

2019-07-01 - 2021-12-31

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

748.914 | 561.685

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

GALACTICA – Smart industrial innovation as enabler to drive new value chains for textiles and aerospace

Têxtil Produção avançada Aeroespacial Novas cadeias de valor Inter-sectorial Transfronteiriço Gestão de Inovação Industria inteligente IoT Industrial Cluster RIS3 Vanguard

Unfold

Objetivos

O projeto GALACTICA pretende apoiar a criação de novas cadeias de valor industrial em torno dos sectores têxtil e aeroespacial tendo por base sistemas de produção avançada em toda a UE.

Descrição

O projeto GALACTICA pretende apoiar a criação de novas cadeias de valor industrial em torno dos sectores têxtil e aeroespacial tendo por base sistemas de produção avançada em toda a UE. Tal permitirá acelerar o crescimento e o emprego do futuro através do desenvolvimento de bens e serviços competitivos a longo prazo a nível internacional que requerem a combinação de diferentes competências e soluções inovadoras. Desta forma, o GALACTICA irá capacitar os sistemas inteligentes industriais ou a Internet das Coisas  Industrial como parte do alinhamento estratégico com as prioridades definidas sobre cadeias de valor estratégicas emergentes para a Europa 2030.

A estratégia do projeto GALACTICA é:

1. Criar um espaço aberto de colaboração centrado no apoio às PMEs para fomentar a digitalização e para as capacitar para estabelecerem parcerias.

2. Atribuir um conjunto de subsídios, complementados com coaching e vouchers tecnológicos, para avaliar a viabilidade e pequenos testes técnicos de 'produtos minimamente viáveis' de uma nova cadeia de valor.

3. Demonstração em grande escala de nova cadeia de valor com subsídio aos consórcios de PMEs e com coaching e apoio tecnológico.

4. Apoio para alavancar fundos adicionais. GALACTICA ligará as PMEs bem sucedidas a investidores privados e outras iniciativas para aumentar a escala das inovações. No total, 4M de euros (79% do orçamento) serão dedicados às PMEs através de diversos vouchers para apoiar a inovação tecnológica e a criação da cadeia de valor.

As novas cadeias de valor encontrarão sinergias com as políticas RIS3 através da participação ativa dos parceiros em diferentes plataformas temáticas S3 sobre modernização industrial e pilotos da Iniciativa S3 Vanguard (3DP, ESM e RegioTex).

Data Início - Data Fim

2020-09-01 - 2023-02-28

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

4.999.849 | 4.999.849

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

InValue – Plataforma de Serviços de Ecoeficiência e Manutenção Preventiva Industrial

ERP MES SCADA Gestão de Produção Ecoeficiência energia Manutenção Preditiva Manutenção Industrial

Unfold

Objetivos

| Objetivos do Projeto

O projeto INVALUE tem por objetivo desenvolver uma plataforma transversal segundo os principais paradigmas de programação, dotando-a de capacidades para recolher dados e transformá-los em informação útil para o utilizador final na tomada de decisão. Esta tomada de decisão será focada em duas vertentes principais:- Manutenção preditiva - Capacidade da plataforma em analisar os dados oriundos dos diferentes sistemas de produção e gerar informação sobre as necessidades de manutenção antes da ocorrência de falhas. Por outras palavras pretende-se que a plataforma impulsione políticas de manutenção pró-ativas, evitando paragens desnecessárias na linha de produção.-Ecoeficiência – Capacidade da plataforma de transformar dados provenientes de sensores instalados nas diferentes máquinas de uma empresa ou linha de produção, num conjunto de indicadores intuitivos que permitam avaliar a eficiência energética, eficiência da utilização de recursos, emissão de substâncias tóxicas, entre outros. Ambiciona-se reduzir as ineficiências dos processos e melhorar o rendimento dos equipamentos, por forma a reduzir custos e consumos de recursos desnecessários.

Descrição

| Desafios Industriais

O projeto INVALUE está relacionado com o conceito de Internet Industrial e pretende aplicá-lo em toda a sua plenitude dentro de uma organização industrial. Uma vez que as soluções atuais não conseguem responder a todos os objetivos assentes neste conceito, a Consórcio pretende com o presente projeto desenvolver uma plataforma de serviços colaborativa, que envolve toda a cadeia de valor de uma organização e que seja capaz de transformar dados oriundos das mais diversas fontes físicas da empresa (dispositivos inteligentes, sistemas de automação, sistemas de informação) em conhecimento para todos os stakeholders envolvidos. A informação resultante será utilizada na implementação de políticas pró-ativas de manutenção preventiva e de metodologias de ecoeficiência a nível industrial.

Para alcançar este objetivo, o Consórcio pretende inovar a nível da integração dos dispositivos inteligentes, da aquisição, análise e armazenamento de dados e da gestão de informação interativa ao longo da cadeia de valor de qualquer sector industrial. A cadeia de valor da informação vai desde os fornecedores da tecnologia, passando pelos fornecedores de serviços da infraestrutura, armazenamento e agregação de dados, análise e gestão da informação, empresas de manutenção e serviços on-demand até chegar aos utilizadores finais.

| Detalhes da solução

A nível da cadeia de valor da informação a plataforma irá funcionar da seguinte forma: Começando pelos sensores e pelos nós de medição e comunicação, a plataforma irá suportar diferentes tipos de comunicação, permitir a utilização/integração com diferentes arquiteturas e comunicação com outras redes e sistemas de back-office. Uma vez a comunicar com todos estes sistemas, geralmente interligados de diferentes formas, a plataforma será capaz de incorporar uma enorme quantidade de dados heterogéneos, transferir, analisar e armazenar estes dados de modo a obter informação relevante usando diferentes métodos e ferramentas de análise de dados.

A cadeia de valor da informação culmina com a entrega da informação. Neste ponto a equipa pretende desenvolver mecanismos que resolvam questões a nível de interfaces adaptativas. Para isso, diferentes meios de apresentação, visualização, partilha e apoio na interação dos parceiros deverão ser fornecidos por forma a garantir a transparência e segurança da informação.

De forma a garantir que o processo de aquisição e processamento de dados esteja disponível para qualquer tipo de equipamento serão consideradas três situações:

- Máquinas sem Instrumentação;

- Máquinas com Instrumentação;

- Máquinas com Protocolos Proprietários.

Promotores

Contactos

  • Regina Correia | SISTRADE | invalue@sistrade.com | +351 226 153 600

Data Início - Data Fim

2016-06-06 - 2018-12-15

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

808.881,28 | 588.143,39

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

MANUFACTUR4.0 - Desenvolvimento e implementação de tecnologias inteligentes e inovadoras para os setores naval e metalomecânico

Indústria 4.0 Robótica Industrial

Unfold

Objetivos

Transferir de forma efetiva para a indústria do sector naval-metalomecânico novas tecnologias de fabricação avançada e de baixo custo, promovendo a adoção de tecnologias 4.0 em setores estratégicos para a região Galiza-Norte de Portugal

Descrição

Âmbito |


O projeto MANUFACTUR4.0 procura transferir de forma efetiva para a industria do sector naval-metalomecânico novas tecnologias de fabricação avançada e de baixo custo, como exemplos reais e mensuráveis das melhorias que a I+D+i pode alavancar para estes mesmos sectores industriais. Isso traduzir-se-á nos seguintes benefícios:

- Intensificação das relações entre os centros de investigação e as empresas;

- Efeito incentivador para a adoção de tecnologias 4.0 num setor estratégico par a Euro-Região Galiza-Norte de Portugal

Resultados esperados e impacto |


Prevendo o desenvolvimento tecnológico 4.0 do setor naval e metalomecânico da euro-região, assente em PMEs, através da transferência para esta indústria de novas tecnologias e promovendo a sua demonstração e difusão, o projeto criará bases para a:

- disponibilização de uma estrutura de colaboração conjunta nos domínios da fabricação avançada para os setores preconizados;

- consolidação de um tecido industrial com alta capacidade técnica;

- implementação e exploração de tecnologias de fabricação avançada em resposta às necessidades das PMEs.

O projeto 0411_MANUFACTUR4_0_1_E é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, dentro do Eixo 1 "Crescimento inteligente através de uma cooperação transfronteiriça para a promoção da inovação".

Promotores

Data Início - Data Fim

2017-06-01 - 2020-07-31

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

2.030.649,36 € | 1.522.987,02 €

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

Outras Inovações

Nenhum resultado encontrado.