INEGI - INSTITUTO DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL

Descrição

O INEGI é uma Instituição de interface entre a Universidade e a Indústria vocacionada para a realização de Actividade de Inovação e Transferência de Tecnologia orientada para o tecido industrial. Nasceu em 1986 no seio do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMEGI) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Com a figura jurídica de Associação Privada sem Fins Lucrativos e com o estatuto de «Utilidade Pública», assume-se como um agente ativo no desenvolvimento do tecido industrial Português e na transformação do modelo competitivo da indústria nacional.

Morada

Campus da FEUP
Rua Dr. Roberto Frias, 400
4200-465 Porto

País

Portugal

GPS

41.10'45.59, -8.35'40

Início Atividade

1986

Atividade Económica [CAE/Nace]

Outra investigação e desenvolvimento das ciências físicas e naturais [72.19]

Site

http://www.inegi.up.pt/

Email

inegi@inegi.up.pt

Telefone

+351 229578710

Fax

+351 229537352
1

Contactos

Unfold

Inegi, Porto
Sede
Portugal

Unfold

Morada

Campus da FEUP
Rua Dr. Roberto Frias, 400
4200-465 Porto

Portugal

GPS

41.10'45.59, -8.35'40

URL

http://www.inegi.pt

Email

inegi@inegi.up.pt

Telefone

+351 229578710

Fax

+351 229537352
17

Competências

Unfold

Análise de vibrações e ruídos

O INEGI, ao nível da avaliação de parâmetros de ruído, efectua medições de avaliação da exposiç...

Unfold

Empresa

Descrição

O INEGI, ao nível da avaliação de parâmetros de ruído, efectua medições de avaliação da exposição dos trabalhadores ao ruído e de avaliação do grau de incomodidade ao ruído.

Desenvolve ainda análises de vibrações no domínio da Manutenção Industrial, em particular na Manutenção Condicionada de Equipamentos.

Para a concretização destas actividades, o INEGI possui um Laboratório de Caracterização Ambiental devidamente acreditado e equipado com os meios mais modernos e sofisticados, o que lhe permite realizar os trabalhos de acordo com as normas ambientais mais exigentes, bem como um Laboratório de Vibrações e Ruído.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Análise experimental de tensões e ensaios não destrutivos

São vários os trabalhos, nesta área, para os quais o INEGI está vocacionado. Desde a determinaç...

Unfold

Empresa

Descrição

São vários os trabalhos, nesta área, para os quais o INEGI está vocacionado. Desde a determinação do estado de tensão em componentes estruturais aos ensaios de resistência em estruturas ou equipamentos, passando pelo projecto e construção de equipamentos para aplicações em Mecânica Experimental, o INEGI apresenta um leque de opções variado, completo e eficiente.

Para a realização destes trabalhos o INEGI dispõe de sistemas de medição de tensões por extensometria eléctrica, que podem ser utilizados em aplicações estáticas e dinâmicas, e que recorrem a sistemas de armazenamento de dados em computador e sistemas de telemetria. Tem, ainda, disponíveis vários sistemas de medida de deslocamentos e deformações baseados nas modernas técnicas de interferometria holográfica, entre outros.

O INEGI tem, igualmente, capacidade de projecto para conceber e construir equipamentos para análise não destrutiva de alguns tipos de materiais compósitos.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Combustão

Na área da combustão, ou seja, desenvolvimento e optimização de sistemas de queima, o INEGI est...

Unfold

Empresa

Descrição

Na área da combustão, ou seja, desenvolvimento e optimização de sistemas de queima, o INEGI está vocacionado para a realização de projectos de I&D e actividades de consultoria. Nesta temática um dos projectos mais emblemáticos do INEGI tem passado pelas colaborações com a Vulcano no desenvolvimento dos seus esquentadores.

O INEGI desenvolve estudos do processo de queima em esquentadores a gás e instalação de ensaios dos esquentadores destinada à quantificação dos principais parâmetros em cada protótipo. Para o desenvolvimento destas actividades, o INEGI dispõe de instalações laboratoriais diversas (instalação de ensaios de secagem, transporte pneumático, análise de explosões, banca de ensaios de combustão anemometria laser) e de equipamento específico para a realização de auditorias de energia.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Desenho Técnico

O INEGI é reconhecido, pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), como Organismo com funções ...

Unfold

Empresa

Descrição

O INEGI é reconhecido, pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), como Organismo com funções de Normalização Sectorial (ONS) no domínio do Desenho técnico. Como tal, o ONS-INEGI vem acompanhando a actividade normativa da Organização Internacional de Normalização (ISO) e do Comité Europeu de Normalização (CEN) neste domínio através da produção de pareceres, enviados ao IPQ, sobre novos projectos de Normas ISO/DIS e prEN e as suas implicações com as Normas portuguesas em vigor, nomeadamente, no que respeita às Normas europeias (EN) que têm sido adoptadas como Normas portuguesas.

O Desenho técnico (englobado na Documentação técnica de produtos) é essencial para a criação e a comunicação, em praticamente todos os sectores de actividade industrial. O Desenho industrial tem um papel assinalável no desenvolvimento tecnológico, materializando-se em documentos fundamentais para o estabelecimento de contratos industriais, particularmente no foro internacional. Consciente da importância da nornalização nesta área, o INEGI tem dinamizado a sua actividade enquanto ONS no domínio do Desenho Técnico procurando, assim, contribuir para o apoio à consolidação do processo de internacionalização da indústria nacional.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Energia Térmica e Industrial

Nas áreas da Energia e Térmica Industrial, o INEGI está vocacionado para a realização de projec...

Unfold

Empresa

Descrição

Nas áreas da Energia e Térmica Industrial, o INEGI está vocacionado para a realização de projectos de I&D em actividades de consultoria e formação especializada como caracterização de escoamentos, designadamente através da medição de caudais, velocidades, temperaturas ou pressões, além de combustão (desenvolvimento e optimização de sistemas de queima) e secagem (desenvolvimento e optimização de sistemas de secagem), bem como transporte pneumático (caracterização dos parâmetros de transporte pneumático de vários materiais; projecto e concepção de sistemas) ou diagnósticos e auditorias de energia a edifícios e a instalações industriais.

Para desenvolver estas actividades o INEGI dispõe de instalações laboratoriais diversas (instalação de ensaios de secagem, transporte pneumático, análise de explosões, banca de ensaios de combustão anemometria laser) e de equipamento específico para a realização de auditorias de energia.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Energias Renováveis

A tradição do INEGI nas energias renováveis, em particular através da energia eólica, tem sido ...

Unfold

Empresa

Descrição

A tradição do INEGI nas energias renováveis, em particular através da energia eólica, tem sido assinalável. O Instituto opera perto de 200 estações meteorológicas espalhadas por todo o país e tem sido responsável pelos estudos de caracterização do potencial eólico para a produção de electricidade da maior parte dos Parques Eólicos em território nacional.

Mas, recentemente, o INEGI tem vocacionado a sua actividade para outras áreas, com especial incidência para o hidrogénio e o biodiesel através da conversão de óleos vegetais usados. Nesse sentido o INEGI tem efectuado investimentos em infra-estruturas laboratoriais e apresentado candidaturas para projectos de I&D nas áreas referidas.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Gestão da Energia

O INEGI disponibiliza um serviço específico nesta área, o GEA – Gestão de Energia e Ambiente. E...

Unfold

Empresa

Descrição

O INEGI disponibiliza um serviço específico nesta área, o GEA – Gestão de Energia e Ambiente. Este serviço pretende dar resposta aos mais diversos interesses das empresas industriais, desde o apoio ao cumprimento da legislação vigente até ao desenvolvimento de soluções tecnológicas.

O INEGI realiza diagnósticos e auditorias de energia a edifícios e a instalações industriais, com particular destaque para os estudos que visam a optimização e racionalização de consumos (designadamente através da elaboração dos planos de racionalização de energia), os projectos de ventilação e climatização de instalações complexas, os projectos de conversão energética (estudos de viabilidade de sistemas de cogeração, p.e.).

Para o desenvolvimento destas actividades, o INEGI dispõe de instalações laboratoriais diversas e de equipamento específico para a realização de auditorias de energia.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Gestão Industrial

A prestação de serviços na área da Gestão Industrial tem sido uma actividade fundamental do INE...

Unfold

Empresa

Descrição

A prestação de serviços na área da Gestão Industrial tem sido uma actividade fundamental do INEGI, com o Instituto a possuir uma ampla experiência neste domínio.

A vocação do INEGI nesta área passa por temas tão variados quanto a Gestão de Empresas, Marketing, Qualidade e Recursos Humanos, Aprovisionamento, Produção e Logística ou Sistemas de Informação e Comércio Electrónico.

Nesse sentido o INEGI tem desenvolvido vários estudos de diagnóstico e análise estratégica de empresas industriais, elaborado sistemas de gestão da produção e da qualidade e sistemas de apoio à definição de estratégias integradas de logística, entre outros.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Integridade e simulação estrutural

O desenvolvimento de novos produtos utiliza, cada vez mais, técnicas avançadas de engenharia de...

Unfold

Empresa

Descrição

O desenvolvimento de novos produtos utiliza, cada vez mais, técnicas avançadas de engenharia de onde se destaca a simulação estrutural através do método de elementos finitos, área onde o INEGI apresenta um elevado conhecimento.

Esta técnica tem, como finalidade e por intermédio de um processo de simulação, estudar o comportamento dos produtos quando sujeitos a um conjunto de solicitações e, consequentemente, introduzir modificações nos mesmo por forma a garantir a sua optimização e racionalização numa fase anterior à sua entrada em produção.

O INEGI, além de possuir grande experiência nesta área, dispõe de hardware de elevada performance e de software com características distintas (Elfen, I-Deas, Cosmos e Abaqus) que lhes permitem cobrir, de forma adequada, os diversos tipos de solicitações a que as estruturas estão sujeitas.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Materiais e estruturas compósitas

O INEGI tem uma tradição de prestígio nas áreas dos materiais e estruturas compósitas. Os traba...

Unfold

Empresa

Descrição

O INEGI tem uma tradição de prestígio nas áreas dos materiais e estruturas compósitas. Os trabalhos que tem desenvolvido nesta área, como os projectos da garrafa de gás Pluma, as colaborações com a ESA e a NASA, entre outros, demonstram o enorme know-how do INEGI nesta área. O INEGI apresenta soluções para o desenvolvimento de aplicações onde o factor leveza tem um peso decisivo. O Instituto domina técnicas que envolvem materiais laminados em compósitos, betões poliméricos, fibras de vidro e carbono e apresenta competências para o desenvolvimento de produtos, soluções estruturais avançadas, bem como implementação de novas tecnologias de fabrico de materiais.

O INEGI dispõe de vários laboratórios para ensaios de materiais, tais como reacção dos materiais ao fumo e fogo, termomecânicos, envelhecimento, deformabilidade, dureza, fadiga, entre outros.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Medição e Tratamento de efluentes industriais

Há mais de uma década que o INEGI vem desenvolvendo actividades na área do Ambiente. As suas co...

Unfold

Empresa

Descrição

Há mais de uma década que o INEGI vem desenvolvendo actividades na área do Ambiente. As suas competências e os serviços que disponibiliza são vários e abordam, entre muitos, a caracterização de emissões e o desenvolvimento de soluções destinadas à redução das mesmas.

O INEGI, através do seu Laboratório de Caracterização Ambiental (devidamente Acreditado), realiza medições de poluentes atmosféricos em chaminés industriais bem como, na área da consultoria, realiza diagnósticos,, auditorias e estudos com vista a melhorar o controlo de emissões gasosas e poluentes, além de desenvolver projectos e concepção de equipamentos de tratamento de emissões gasosas.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Metodologias e ferramentas de desenvolvimento do produto

Apto para o desenvolvimento de produtos, desde a especificação até ao lançamento em produção, o...

Unfold

Empresa

Descrição

Apto para o desenvolvimento de produtos, desde a especificação até ao lançamento em produção, o INEGI desenvolve metodologias inovadoras e possui ferramentas tecnológicas que lhe permitem desenvolver esta actividade com a eficiência, criatividade, operacionalidade e qualidade que lhe são exigidas. Nesse sentido o INEGI recorre a diferentes ferramentas de concepção e projecto assistido por computador (solidworks, unigraphics, catia), bem como a software para dimensionamento estrutural por elementos finitos e de simulação de processos produtivos. O INEGI dispõe ainda de tecnologias de prototipagem rápida e fabrico rápido de ferramentas, entre outras.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Novas tecnologias de Fundição

O INEGI possui várias tecnologias de fundição que lhe permitem abranger áreas distintas da indú...

Unfold

Empresa

Descrição

O INEGI possui várias tecnologias de fundição que lhe permitem abranger áreas distintas da indústria, como as do vidro, plástico, automóvel ou aeronáutica. O Instituto tem capacidade para o fabrico de protótipos e pré-séries em metal, por processos de fundição, puncionamento e quinagem CNC.

O INEGI realiza, ainda, realiza modelos de engenharia e moldes de fundição por técnicas de prototipagem rápida LOM (laminated object manufacturing - fabrico de objectos por camadas), bem como fabrico rápido de ferramentas utilizando tecnologias de vazamento de resinas em vácuo e tecnologias de fundição em areia, cerâmica ou cera perdida.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Prototipagem rápida e fabrico rápido de ferramentas

Consciente das novas exigências de mercado e das necessidades da indústria em apresentar uma cr...

Unfold

Empresa

Descrição

Consciente das novas exigências de mercado e das necessidades da indústria em apresentar uma crescente capacidade de adaptação ao design de novos produtos e à redução do tempo de colocação dos mesmos no mercado, o INEGI disponibiliza, às empresas, tecnologias de prototipagem rápida e de fabricação rápida de ferramentas na fase de desenvolvimento e de produção de novos produtos.

O INEGI utiliza tecnologias de prototipagem rápida e de fabricação rápida de ferramentas para a produção de protótipos não funcionais e funcionais, moldes para a injecção de plásticos, coquilhas, matrizes de forjamento, ferramentas para conformação plástica a frio, entre outros, bem como realiza modelos de engenharia e moldes de fundição por técnicas de prototipagem rápida LOM (laminated object manufacturing - fabrico de objectos por camadas); fabrico rápido de ferramentas utilizando tecnologias de vazamento de resinas em vácuo e tecnologias de fundição em areia, cerâmica ou cera perdida.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Qualificação de equipamentos para o espaço

O INEGI detém competências científicas e tecnológicas para efectuar ensaios cíclicos em alto vá...

Unfold

Empresa

Descrição

O INEGI detém competências científicas e tecnológicas para efectuar ensaios cíclicos em alto vácuo a temperatura extremas controladas, testes de choque e testes de vibração harmónica / aleatória, com vista à qualificação de equipamentos e mecanismos da indústria aerospacial de acordo com o standard ECSS-E-10-03A e outros standards ECSS relevantes.

A qualificação de equipamentos para o espaço é feita através da simulação em ambiente controlado das condições presentes na órbita terrestre e durante as diferentes fases do lançamento. O sistema desenvolvido pelo INEGI permite realizar ensaios sob vácuo na ordem de 10-7 mbar e numa gama de temperaturas entre -150°C e 250°C em ciclos térmicos e de vácuo combinados (thermal cycling / vacuum). Durante os ensaios é possível actuar, operar e monitorizar os elementos em teste, nas condições referidas, e registar dados relativos às condições de ensaio.

O INEGI dispõe ainda de know-how para a realização de outros testes de qualificação para o espaço, nomeadamente nas áreas de Shock Testing e Vibration Testing, estando por isso habilitado para a realização integral de campanhas de testes de qualificação. Os principais equipamentos são: câmara de alto vácuo, banho de circulação termostático, recipiente de azoto líquido auto-pressurizado com sistema de comando e regulação de pressão, sistemas de aquisição de dados e extensometria, equipamentos para testes de vibrações e choque.

Marca

INEGI

Link

Imagens

Reação dos materiais ao fumo e fogo

O INEGI dispõe de um Laboratório de Ensaios de Reacção ao Fogo do Laboratório de Fumo e Fogo (L...

Unfold

Empresa

Descrição

O INEGI dispõe de um Laboratório de Ensaios de Reacção ao Fogo do Laboratório de Fumo e Fogo (LFF) acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC). Habilitado a realizar 13 ensaios enquanto laboratório acreditado, o LFF é um laboratório moderno, eficaz e capaz de dar resposta às solicitações de que é alvo.

A aposta do INEGI nesta área tem sido grande, bem como a modernização dos seus serviços e respectiva qualidade. Nesse sentido o Instituto procedeu à implementação de ensaios de reacção ao fogo segundo a nova directiva de euroclassificação dos produtos de construção, situação que trará enormes vantagens para os clientes do INEGI porque, ao realizarem ensaios no LFF, estarão a validar os seus produtos em qualquer país da União Europeia.

Imagens

Simulação e processos de fabrico

Actualmente é frequente recorrer-se à simulação numérica de processos de fabrico como forma de ...

Unfold

Empresa

Descrição

Actualmente é frequente recorrer-se à simulação numérica de processos de fabrico como forma de apoio ao desenvolvimento de novos produtos ou processos. A finalidade última desta técnica é a de racionalizar processos e, consequentemente, os produtos, numa fase anterior ao início da sua entrada em produção.A colaboração com empresas ligadas principalmente aos sectores dos materiais metálicos e dos materiais compósitos permitiram realizar projectos e adquirir competências nos processos de fabrico nas áreas da fundição, conformação plástica, forjamento e transferência de resinas.

Marca

INEGI

Link

Imagens

28

Principais Mercados Geográficos (ver no mapa interactivo)

Unfold

Alemanha

Áustria

Bélgica

Cabo Verde

Chipre

Dinamarca

Eslováquia

Eslovénia

Espanha

Estónia

Finlândia

França

Grécia

Guiné-Bissau

Hungria

Irlanda

Itália

Letónia

Lituânia

Luxemburgo

Malta

Países Baixos

Polónia

Portugal

Reino Unido

República Checa

São Tomé e Príncipe

Suécia

Projetos

ADIMAQ - Fabrico ADItivo por extrusão e MAQuinagem para produção híbrida de modelos, moldes e moldações de grandes dimensões

Fundição Moldes Solução Híbrida Fabrico Aditivo Impressão 3D Fabrico Subtrativo Ferramentas Especiais Sílica Gesso Resinas Termoendurecíveis

Unfold

Objetivos

O projeto ADIMAQ - Fabrico ADItivo por extrusão e MAQuinagem tem como objetivo o desenvolvimento de um bem de equipamento híbrido que combine as tecnologias de fabrico aditivo (FA) por extrusão e de fabrico subtrativo (FS) por maquinagem de 5-eixos numa unidade única de produção híbrida com um volume útil de trabalho de aproximadamente 3x2x1m.

Este projeto irá responder aos desafios da indústria atual, permitindo a produção híbrida de modelos, moldes e moldações de grandes dimensões.

Imagens

Descrição

Desafios industriais |


A produção destas peças e componentes apresenta elevados tempos de fabrico, acrescidos custos de produção e levanta diversos desafios seja a nível da qualidade, competência e capacidade para a produção de geometrias complexas. Verifica-se assim a necessidade de soluções flexíveis e economicamente viáveis que se apresentem como alternativa às tecnologias tradicionais, permitindo desenvolver produtos refinados, de forma rápida, económica e vocacionada para dar resposta às necessidades do mercado.


Detalhes da solução |


Este projeto inovador irá criar um sistema de produção capaz de fabricar meios de produção (moldes, moldações e ferramentas) e modelos em areias de sílica, gesso, resinas e termoendurecíveis com maior eficiência em termos de custo, utilização de matérias-primas e exploração de geometrias.

O projeto ADIMAQ resultou da necessidade de uma solução alternativa às tecnologias tradicionais, que fosse flexível e economicamente viável e que permitisse desenvolver produtos refinados, de forma rápida, económica e respondendo às necessidades e inovações do mercado.


Benefícios e vantagens |


  • Combinação num único sistema de tecnologias aditivas e subtrativas para produção de moldes e ferramentas;
  • Maior eficiência em termos de custo e tempo de produção;
  • Diminuição de taxas de desperdício.

Promotores

Contactos

  • Rui Neto | INEGI

Data Início - Data Fim

2015-10-01 - 2018-09-30

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

1.696.040 | 1.145.082

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

PRODUTECH SIF - Soluções para a Indústria de Futuro

Indústria 4.0 Sustentabilidade Industrial Equipamentos Industriais Tecnologias de Produção

Unfold

Objetivos

O programa mobilizador PRODUTECH SIF – Soluções para a Indústria de Futuro visa constituir-se numa resposta integrada para o desenvolvimento e edificação de novos sistemas de produção, assentes em tecnologias de produção avançadas, que permitam equipar a indústria transformadora face os desafios da 4ª revolução industrial.

Imagens

Descrição

O projeto mobilizador PRODUTECH SIF integra e corporiza uma agenda de investigação e inovação, nos domínios das tecnologias de produção, sistemas ciber-físicos e modernização da indústria.

Incorpora um conjunto integrado, coerente e estrategicamente justificado de desenvolvimentos em domínios chave, prevendo o desenvolvimento de novos produtos e serviços, nos domínios das tecnologias de produção, de aplicação multi-setorial e com impacto no reforço da competitividade internacional e da sustentabilidade da indústria, atuando ao nível de:

- Sistemas de produção em rede

- Tecnologias de base para novos sistemas de produção ciberfísicos

- Desenvolvimento, gestão e melhoria dos sistemas de produção ciberfísicos

- Tecnologias facilitadoras, automatização e sistemas robóticos avançados

- Sustentabilidade e eficiência integral dos sistemas de produção e

- Ferramentas avançadas para o desenvolvimento de produtos e serviços.

Resulta da concertação de atores do tecido empresarial e entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação, reunindo uma massa crítica para promover eficazmente o desenvolvimento de conhecimento e tecnologias avançadas e sua endogeneização pelas empresas, e traduzir-se-á em novos produtos e serviços, com elevando conteúdo tecnológico, nos domínios das tecnologias de produção, prevendo coerentemente atividades de criação, aceleração, transferência e demonstração, destas soluções, em empresas de referencia de diversos setores utilizadores face à sua efetiva difusão, valorização e adoção.

O programa decorre da confluência dos eixos estratégicos de I&D +I (inovação) +D (demonstração e difusão) do programa de ação multi-anual do Cluster das Tecnologias de Produção, PRODUTECH (www.produtech.org).

Promotores

Contactos

  • Coordenação Projetos Mobilizadores | CATIM | projetosmobilizadores@produtech.org | +351 226 159 000

Data Início - Data Fim

2017-10-01 - 2020-09-30

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

7.805.049 € | 5.318.059 €

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

1

Marcas

Unfold

INEGI