1 item

Projetos

InValue – Plataforma de Serviços de Ecoeficiência e Manutenção Preventiva Industrial

ERP MES SCADA Gestão de Produção Ecoeficiência energia Manutenção Preditiva Manutenção Industrial

Objetivos

| Objetivos do Projeto

O projeto INVALUE tem por objetivo desenvolver uma plataforma transversal segundo os principais paradigmas de programação, dotando-a de capacidades para recolher dados e transformá-los em informação útil para o utilizador final na tomada de decisão. Esta tomada de decisão será focada em duas vertentes principais:- Manutenção preditiva - Capacidade da plataforma em analisar os dados oriundos dos diferentes sistemas de produção e gerar informação sobre as necessidades de manutenção antes da ocorrência de falhas. Por outras palavras pretende-se que a plataforma impulsione políticas de manutenção pró-ativas, evitando paragens desnecessárias na linha de produção.-Ecoeficiência – Capacidade da plataforma de transformar dados provenientes de sensores instalados nas diferentes máquinas de uma empresa ou linha de produção, num conjunto de indicadores intuitivos que permitam avaliar a eficiência energética, eficiência da utilização de recursos, emissão de substâncias tóxicas, entre outros. Ambiciona-se reduzir as ineficiências dos processos e melhorar o rendimento dos equipamentos, por forma a reduzir custos e consumos de recursos desnecessários.

Descrição

| Desafios Industriais

O projeto INVALUE está relacionado com o conceito de Internet Industrial e pretende aplicá-lo em toda a sua plenitude dentro de uma organização industrial. Uma vez que as soluções atuais não conseguem responder a todos os objetivos assentes neste conceito, a Consórcio pretende com o presente projeto desenvolver uma plataforma de serviços colaborativa, que envolve toda a cadeia de valor de uma organização e que seja capaz de transformar dados oriundos das mais diversas fontes físicas da empresa (dispositivos inteligentes, sistemas de automação, sistemas de informação) em conhecimento para todos os stakeholders envolvidos. A informação resultante será utilizada na implementação de políticas pró-ativas de manutenção preventiva e de metodologias de ecoeficiência a nível industrial.

Para alcançar este objetivo, o Consórcio pretende inovar a nível da integração dos dispositivos inteligentes, da aquisição, análise e armazenamento de dados e da gestão de informação interativa ao longo da cadeia de valor de qualquer sector industrial. A cadeia de valor da informação vai desde os fornecedores da tecnologia, passando pelos fornecedores de serviços da infraestrutura, armazenamento e agregação de dados, análise e gestão da informação, empresas de manutenção e serviços on-demand até chegar aos utilizadores finais.

| Detalhes da solução

A nível da cadeia de valor da informação a plataforma irá funcionar da seguinte forma: Começando pelos sensores e pelos nós de medição e comunicação, a plataforma irá suportar diferentes tipos de comunicação, permitir a utilização/integração com diferentes arquiteturas e comunicação com outras redes e sistemas de back-office. Uma vez a comunicar com todos estes sistemas, geralmente interligados de diferentes formas, a plataforma será capaz de incorporar uma enorme quantidade de dados heterogéneos, transferir, analisar e armazenar estes dados de modo a obter informação relevante usando diferentes métodos e ferramentas de análise de dados.

A cadeia de valor da informação culmina com a entrega da informação. Neste ponto a equipa pretende desenvolver mecanismos que resolvam questões a nível de interfaces adaptativas. Para isso, diferentes meios de apresentação, visualização, partilha e apoio na interação dos parceiros deverão ser fornecidos por forma a garantir a transparência e segurança da informação.

De forma a garantir que o processo de aquisição e processamento de dados esteja disponível para qualquer tipo de equipamento serão consideradas três situações:

- Máquinas sem Instrumentação;

- Máquinas com Instrumentação;

- Máquinas com Protocolos Proprietários.

Promotores

Contactos

  • Regina Correia | SISTRADE | invalue@sistrade.com | +351 226 153 600

Data Início - Data Fim

2016-06-06 - 2018-12-15

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

808.881,28 | 588.143,39

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR