7 items

Projetos

ADIMAQ - Fabrico ADItivo por extrusão e MAQuinagem para produção híbrida de modelos, moldes e moldações de grandes dimensões

Moldes Soldadura Robotizada Corte Plasma BIM - Building Information Model

Unfold

Objetivos

O projeto ADIMAQ - Fabrico ADItivo por extrusão e MAQuinagem tem como objetivo o desenvolvimento de um bem de equipamento híbrido que combine as tecnologias de fabrico aditivo (FA) por extrusão e de fabrico subtrativo (FS) por maquinagem de 5-eixos numa unidade única de produção híbrida com um volume útil de trabalho de aproximadamente 3x2x1m.

Este projeto irá responder aos desafios da indústria atual, permitindo a produção híbrida de modelos, moldes e moldações de grandes dimensões.

Imagens

Descrição

Desafios industriais |


A produção destas peças e componentes apresenta elevados tempos de fabrico, acrescidos custos de produção e levanta diversos desafios seja a nível da qualidade, competência e capacidade para a produção de geometrias complexas. Verifica-se assim a necessidade de soluções flexíveis e economicamente viáveis que se apresentem como alternativa às tecnologias tradicionais, permitindo desenvolver produtos refinados, de forma rápida, económica e vocacionada para dar resposta às necessidades do mercado.


Detalhes da solução |


Este projeto inovador irá criar um sistema de produção capaz de fabricar meios de produção (moldes, moldações e ferramentas) e modelos em areias de sílica, gesso, resinas e termoendurecíveis com maior eficiência em termos de custo, utilização de matérias-primas e exploração de geometrias.

O projeto ADIMAQ resultou da necessidade de uma solução alternativa às tecnologias tradicionais, que fosse flexível e economicamente viável e que permitisse desenvolver produtos refinados, de forma rápida, económica e respondendo às necessidades e inovações do mercado.


Benefícios e vantagens |


  • Combinação num único sistema de tecnologias aditivas e subtrativas para produção de moldes e ferramentas;
  • Maior eficiência em termos de custo e tempo de produção;
  • Diminuição de taxas de desperdício.

Promotores

Contactos

  • Rui Neto | INEGI

Data Início - Data Fim

2015-10-01 - 2018-09-30

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

1.696.040 | 1.145.082

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

ATM - Advanced Tools Management

ERP Planeador Logístico Escalonamento Avançado AGVs Lean

Unfold

Objetivos

O projeto ATM visa demonstrar uma solução avançada e competitiva de gestão de ferramentas na indústria metalomecânica de precisão através da integração de um sistema de planeamento de ferramentas com AGVs Lean e um planeador logístico.

Imagens

Descrição

Objetivos |


Caracterização do estado atual da JASIL em termos de planeamento/escalonamento de operações e de logística interna e obtenção de indicadores de suporte. Demonstração da utilização de sistema de planeamento e escalonamento avançado (APS). Demonstração de sistema de logística interna baseado num AGV Lean para movimentação dos materiais em curso-de-fabrico e das ferramentas. Ação de demonstração alargada do projeto a outras empresas do setor, caracterizadas pela utilização intensiva de ferramentas e de recursos humanos especializados no seu ambiente produtivo.


Detalhes da solução |


A obtenção em tempo útil de soluções de escalonamento, avaliadas através de um painel de indicadores quantitativos e que procurem um compromisso entre entregas dentro do prazo e uma utilização custo-eficiente das ferramentas, constitui o objetivo principal deste projeto. As soluções obtidas fornecerão instruções para despoletar não somente o transporte dos materiais em curso-de-fabrico de e para as Células de Fabrico Flexível do sistema produtivo, mas também as correspondentes ferramentas necessárias à operação fabril. O transporte logístico dos materiais e ferramentas será assegurado pela solução AGV Lean, composta por uma plataforma móvel (AGV) de baixo custo e por uma banca acoplada onde são colocados os elementos físicos a transportar de local para local.


Benefícios e vantagens |


> Aumento da disponibilidade das ferramentas

> Aumento da eficiência do centro máquina/ ferramenta

> Redução do custo da gestão logística das ferramentas

> Aumento da disponibilidade de operadores para operações de maior valor acrescentado

Promotores

Contactos

  • Marco Ferreira | Vanguarda | marco.ferreira@vanguarda.pt | +351 961 695 992

Data Início - Data Fim

2016-09-01 - 2018-02-28

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

273.884,14 | 165.015,52

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

InValue – Plataforma de Serviços de Ecoeficiência e Manutenção Preventiva Industrial

ERP MES SCADA Gestão de Produção Ecoeficiência energia Manutenção Preditiva Manutenção Industrial

Unfold

Objetivos

| Objetivos do Projeto

O projeto INVALUE tem por objetivo desenvolver uma plataforma transversal segundo os principais paradigmas de programação, dotando-a de capacidades para recolher dados e transformá-los em informação útil para o utilizador final na tomada de decisão. Esta tomada de decisão será focada em duas vertentes principais:- Manutenção preditiva - Capacidade da plataforma em analisar os dados oriundos dos diferentes sistemas de produção e gerar informação sobre as necessidades de manutenção antes da ocorrência de falhas. Por outras palavras pretende-se que a plataforma impulsione políticas de manutenção pró-ativas, evitando paragens desnecessárias na linha de produção.-Ecoeficiência – Capacidade da plataforma de transformar dados provenientes de sensores instalados nas diferentes máquinas de uma empresa ou linha de produção, num conjunto de indicadores intuitivos que permitam avaliar a eficiência energética, eficiência da utilização de recursos, emissão de substâncias tóxicas, entre outros. Ambiciona-se reduzir as ineficiências dos processos e melhorar o rendimento dos equipamentos, por forma a reduzir custos e consumos de recursos desnecessários.

Descrição

| Desafios Industriais

O projeto INVALUE está relacionado com o conceito de Internet Industrial e pretende aplicá-lo em toda a sua plenitude dentro de uma organização industrial. Uma vez que as soluções atuais não conseguem responder a todos os objetivos assentes neste conceito, a Consórcio pretende com o presente projeto desenvolver uma plataforma de serviços colaborativa, que envolve toda a cadeia de valor de uma organização e que seja capaz de transformar dados oriundos das mais diversas fontes físicas da empresa (dispositivos inteligentes, sistemas de automação, sistemas de informação) em conhecimento para todos os stakeholders envolvidos. A informação resultante será utilizada na implementação de políticas pró-ativas de manutenção preventiva e de metodologias de ecoeficiência a nível industrial.

Para alcançar este objetivo, o Consórcio pretende inovar a nível da integração dos dispositivos inteligentes, da aquisição, análise e armazenamento de dados e da gestão de informação interativa ao longo da cadeia de valor de qualquer sector industrial. A cadeia de valor da informação vai desde os fornecedores da tecnologia, passando pelos fornecedores de serviços da infraestrutura, armazenamento e agregação de dados, análise e gestão da informação, empresas de manutenção e serviços on-demand até chegar aos utilizadores finais.

| Detalhes da solução

A nível da cadeia de valor da informação a plataforma irá funcionar da seguinte forma: Começando pelos sensores e pelos nós de medição e comunicação, a plataforma irá suportar diferentes tipos de comunicação, permitir a utilização/integração com diferentes arquiteturas e comunicação com outras redes e sistemas de back-office. Uma vez a comunicar com todos estes sistemas, geralmente interligados de diferentes formas, a plataforma será capaz de incorporar uma enorme quantidade de dados heterogéneos, transferir, analisar e armazenar estes dados de modo a obter informação relevante usando diferentes métodos e ferramentas de análise de dados.

A cadeia de valor da informação culmina com a entrega da informação. Neste ponto a equipa pretende desenvolver mecanismos que resolvam questões a nível de interfaces adaptativas. Para isso, diferentes meios de apresentação, visualização, partilha e apoio na interação dos parceiros deverão ser fornecidos por forma a garantir a transparência e segurança da informação.

De forma a garantir que o processo de aquisição e processamento de dados esteja disponível para qualquer tipo de equipamento serão consideradas três situações:

- Máquinas sem Instrumentação;

- Máquinas com Instrumentação;

- Máquinas com Protocolos Proprietários.

Promotores

Contactos

  • Regina Correia | SISTRADE | invalue@sistrade.com | +351 226 153 600

Data Início - Data Fim

2016-06-06 - 2018-12-15

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

808.881,28 | 588.143,39

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

MANUFACTUR4.0 - Desenvolvimento e implementação de tecnologias inteligentes e inovadoras para os setores naval e metalomecânico

Indústria 4.0 Robótica Industrial

Unfold

Objetivos

Transferir de forma efetiva para a indústria do sector naval-metalomecânico novas tecnologias de fabricação avançada e de baixo custo, promovendo a adoção de tecnologias 4.0 em setores estratégicos para a região Galiza-Norte de Portugal

Descrição

Âmbito |


O projeto MANUFACTUR4.0 procura transferir de forma efetiva para a industria do sector naval-metalomecânico novas tecnologias de fabricação avançada e de baixo custo, como exemplos reais e mensuráveis das melhorias que a I+D+i pode alavancar para estes mesmos sectores industriais. Isso traduzir-se-á nos seguintes benefícios:

- Intensificação das relações entre os centros de investigação e as empresas;

- Efeito incentivador para a adoção de tecnologias 4.0 num setor estratégico par a Euro-Região Galiza-Norte de Portugal


Resultados esperados e impacto |


Prevendo o desenvolvimento tecnológico 4.0 do setor naval e metalomecânico da euro-região, assente em PMEs, através da transferência para esta indústria de novas tecnologias e promovendo a sua demonstração e difusão, o projeto criará bases para a:

- disponibilização de uma estrutura de colaboração conjunta nos domínios da fabricação avançada para os setores preconizados;

- consolidação de um tecido industrial com alta capacidade técnica;

- implementação e exploração de tecnologias de fabricação avançada em resposta às necessidades das PMEs.

O projeto 0411_MANUFACTUR4_0_1_E é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, dentro do Eixo 1 "Crescimento inteligente através de uma cooperação transfronteiriça para a promoção da inovação".

Promotores

Data Início - Data Fim

2017-06-01 - 2019-12-31

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

2.030.649,36 € | 1.522.987,02 €

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

MAPPLE – Planeamento da Produção com Otimização Energética

Eficiência Energética Planeamento da Produção

Unfold

Objetivos

| Objetivos do Projeto

O projeto MAPPLE tem por objetivo o desenvolvimento de uma solução, constituída por um Módulo de Otimização Energética, que será integrado com o ERP SISTRADE, e um módulo de Setups, de carácter metodológico.O módulo de Otimização Energética consistirá num motor de escalonamento, que permite a avaliação da capacidade de cumprir datas pretendidas para entrega com base em múltiplos critérios, sendo o objetivo final o estabelecimento de um programa de produção que cumpra os compromissos de entrega assumidos e ao mesmo tempo minimize os custos de produção, com um enfoque particular na redução dos custos energéticos associados à mudança na produção.O módulo de Setups compreenderá um conjunto de metodologias específicas de diagnóstico e controlo do processo de setup, soluções de melhoria com base nos métodos SMED, 5Ss e A3-Problem Solving, e ainda a preparação das metodologias para informatização nas diversas plataformas

Descrição

| Desafios Industriais

As empresas produtoras de embalagens de filme plástico têm como recursos produtivos essenciais extrusoras e impressoras. Este tipo de máquinas, em especial as primeiras, caracterizam-se por um consumo de energético muito elevado, em especial durante a fase de arranque. Outra problemática que se verifica muitas vezes em organizações com atividades de produção é a dificuldade em efetuar o planeamento dos recursos, com vista à entrega das encomendas nas datas estabelecidas. Este planeamento é afetado por várias variáveis, sendo uma das quais o tempo de setup das máquinas, tanto no arranque da produção como na transição entre produtos. Deste modo, um setup adequado exige tanto soluções técnicas como organizacionais para ser reduzido e criar condições para a obtenção de soluções de escalonamento melhoradas. Nestas indústrias, a atividade de setup desempenha um papel crítico na eficiência da produção, sendo os seus custos energéticos associados bastante elevados.

| Detalhes da solução

O módulo de planeamento consistirá num motor de escalonamento, que permite a avaliação da capacidade de cumprir datas pretendidas para entrega com base em múltiplos critérios, sendo o objetivo último o estabelecimento de um plano de produção que cumpra os compromissos de entrega assumidos com os clientes e ao mesmo tempo minimize os custos de produção, com um enfoque particular na redução dos custos energéticos associados à mudança na produção, que apresentam uma elevada criticidade para a maioria das organizações produtoras.Em termos de setup, pretende-se desenvolver os seguintes conceitos para contribuir para um escalonamento mais eficiente:- Sistematizar a monitorização dos setups através de Indicadores de Desempenho e de ferramenta informática (autónoma e integrável em controladores).- Desenvolver abordagens pragmáticas para a resolução de problemas comuns.- Desenvolver sistemas de tutoria e monitorização do processo de setup em equipamentos.- Identificar cenários de setups passíveis de serem melhorados através de uma solução de automação ou robótica.

Promotores

Contactos

  • Regina Correia | SISTRADE | mapple@sistrade.com | +351 226 153 600

Data Início - Data Fim

2016-09-01 - 2018-02-28

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

390.018,64 | 255.023,06

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

PRODUTECH SIF - Soluções para a Indústria de Futuro

Indústria 4.0 Sustentabilidade Industrial Equipamentos Industriais Tecnologias de Produção

Unfold

Objetivos

O programa mobilizador PRODUTECH SIF – Soluções para a Indústria de Futuro visa constituir-se numa resposta integrada para o desenvolvimento e edificação de novos sistemas de produção, assentes em tecnologias de produção avançadas, que permitam equipar a indústria transformadora face os desafios da 4ª revolução industrial.

Imagens

Descrição

O projeto mobilizador PRODUTECH SIF integra e corporiza uma agenda de investigação e inovação, nos domínios das tecnologias de produção, sistemas ciber-físicos e modernização da indústria.

Incorpora um conjunto integrado, coerente e estrategicamente justificado de desenvolvimentos em domínios chave, prevendo o desenvolvimento de novos produtos e serviços, nos domínios das tecnologias de produção, de aplicação multi-setorial e com impacto no reforço da competitividade internacional e da sustentabilidade da indústria, atuando ao nível de:

- Sistemas de produção em rede

- Tecnologias de base para novos sistemas de produção ciberfísicos

- Desenvolvimento, gestão e melhoria dos sistemas de produção ciberfísicos

- Tecnologias facilitadoras, automatização e sistemas robóticos avançados

- Sustentabilidade e eficiência integral dos sistemas de produção e

- Ferramentas avançadas para o desenvolvimento de produtos e serviços.

Resulta da concertação de atores do tecido empresarial e entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação, reunindo uma massa crítica para promover eficazmente o desenvolvimento de conhecimento e tecnologias avançadas e sua endogeneização pelas empresas, e traduzir-se-á em novos produtos e serviços, com elevando conteúdo tecnológico, nos domínios das tecnologias de produção, prevendo coerentemente atividades de criação, aceleração, transferência e demonstração, destas soluções, em empresas de referencia de diversos setores utilizadores face à sua efetiva difusão, valorização e adoção.

O programa decorre da confluência dos eixos estratégicos de I&D +I (inovação) +D (demonstração e difusão) do programa de ação multi-anual do Cluster das Tecnologias de Produção, PRODUTECH (www.produtech.org).

Promotores

Contactos

  • Coordenação Projetos Mobilizadores | CATIM | projetosmobilizadores@produtech.org | +351 226 159 000

Data Início - Data Fim

2017-10-01 - 2020-09-30

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

7.805.049 € | 5.318.059 €

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

Objetivos

Transferir conhecimento científico e tecnológico sobre sistemas inteligentes de monitorização para o tecido industrial nacional, resultante do desenvolvimento de projetos de I&D nacionais e europeus.

Suprir falhas de informação e conhecimento, sobre a utilização de tecnologias digitais em contextos industriais tradicionais.

Inclui entre outros workshops e ações de demonstração em cenários industriais distintos que visam mostrar o potencial da implementação de tecnologias avançadas (e.g., monitorização inteligente baseada em rede de sensores; análise de dados em tempo real; inteligência artificial) no aumento da eficácia, competitividade e sustentabilidade dos sistemas industriais.

Descrição

Desafios industriais |


O intenso desenvolvimento tecnológico aliado a alterações profundas nos mercados e modelos de negócio, requer novas abordagens de produção industrial de forma a permitir que a indústria se mantenha competitiva e base de sustentação do modelo económico e social europeu. A transição das empresas (sobretudo PME) para novos referenciais requer, por um lado, sensibilização para a necessidade de mudança de paradigma, e por outro, transferência de conhecimento científico e tecnológico que permita a sua capacitação. O projeto SIM4.0 aborda uma temática essencial no contexto industrial: a monitorização de equipamentos, processos e sistemas e a gestão inteligente de dados e fluxos de informação, base da implementação do paradigma i4.0. A forma de evidenciar os benefícios da implementação do novo paradigma i4.0 é realizada através da transferência de conhecimento científico e tecnológico, resultante do desenvolvimento de projetos de I&D nacionais e europeus, para contextos reais em PME, assim demonstrando e disseminando o conhecimento necessário a um aumento da maturidade tecnológica das empresas.


Detalhes da abordagem |


A estratégia de abordagem do projeto SIM4.0 inicia-se por workshops genéricos sobre os paradigmas e desafios industriais do sec. XXI, os quais pretendem sensibilizar a indústria em geral, passando depois para workshops específicos nos setores alvo do SIM4.0: bens de equipamento; componentes e agroalimentar. A fim de melhor alicerçar os novos conhecimentos, são desenvolvidas demonstrações nos 3 setores e amplamente disseminadas. A elaboração de roadmaps tecnológicos integrando os resultados do projeto constitui uma ferramenta de suporte à implementação futura de soluções de sistemas inteligentes de monitorização.


Benefícios e vantagens |


> Acelerar a capacitação das PME para a adoção do paradigma i4.0, através da transferência de conhecimento já existente;

> Aproximação entre as comunidades científica e industrial;

> Demonstração em cenários reais de desenvolvimentos científicos e tecnológicos obtidos em ambiente controlado.

Promotores

Contactos

  • Telmo Nobre | ISQ [www.isq-group.com] | rtnobre@isq.pt | 969776545

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

N/A | N/A

Programas de Financiamento

Keywords

URL do Projeto e Código QR

Outras Inovações

Nenhum resultado encontrado.