1 item

Projetos

Objetivos

Estabelecer uma efetiva colaboração interclusters à escala Europeia, visando a implementação de uma estratégia de internacionalização conjunta, direcionada aos mercados dos EUA, Canada, Japão e China; suportar o estabelecimento de novas cadeias de valor constituídas por PMEs para a consolidação de uma oferta de tecnologias de produção avançadas potenciadas por novas aplicações de fotónica e outras tecnologias facilitadoras e direcionadas para os mercados da Indústria Metalomecânica, Aeronáutica, entre outros.

Imagens

Descrição

O projeto PIMAP+ reúne 6 clusters europeus e tem como objetivo reforçar a internacionalização e cooperação intersectorial entre os ecossistemas dos clusters envolvidos. Prevê:

(1) a exploração de sinergias e oportunidades de colaboração entre os ecossistemas e PMEs dos clusters participantes, nomeadamente pela integração de tecnologias facilitadoras (e.g. no âmbito da fotónica) e outras tecnologias (e.g. micro-ondas) em sistemas de produção suportando o desenvolvimento de novos equipamentos e a modernização da indústria transformadora, e em particular de soluções direcionadas para os setores do metal e da aeronáutica e

(2) e em consonância com as complementaridades e sinergias identificadas, implementar ações conjuntas de internacionalização nos mercados dos E.U.A., Canadá, Japão e China. 

A parceria reúne:

- dois clusters, o Alpha Route des Lasers et des Hyperfréquences (França) e o Joensuu Science Park (Finlândia), cujo foco de atuação surge centrado no âmbito de empresas que desenvolvem tecnologias de fotónica e micro-ondas e outras de base a sistemas de produção;

- dois clusters das tecnologias de produção, nomeadamente o PRODUTECH-Cluster das Tecnologias de Produção (Portugal) e o cluster AFIL (Itália) reunindo no seu seio produtores de bens de equipamento, empresas de soluções no âmbito da digitalização e desenvolvedores de sistemas robóticos, com elevado potencial para integração destas soluções em sistemas de produção; e

- o cluster Triple Steelix (Suécia) direcionado para as fileiras do aço, reunindo produtores deste metal, empresas metalúrgicas e metalomecânicas, entre outros.

- e o Moravian Aerospace Cluster (República Checa) direcionado para as fileiras da aeronáutica e aeroespacial.

O projeto tem a duração de dois anos e centra-se na identificação de oportunidades de colaboração entre as PMEs dos diversos clusters e na promoção de iniciativas conjuntas de abordagem aos 4 mercados identificados (EUA, Canada, Japão e China).

Este projeto visa ampliar e aprofundar os resultados do projeto PIMAP partnership concluído a 31.12.2019.

Data Início - Data Fim

2020-09-01 - 2022-08-31

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

499.613 | 449.648

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR