18 items

Projetos

MANUFACTUR4.0 - Desenvolvimento e implementação de tecnologias inteligentes e inovadoras para os setores naval e metalomecânico

Indústria 4.0 Robótica Industrial

Unfold

Objetivos

Transferir de forma efetiva para a indústria do sector naval-metalomecânico novas tecnologias de fabricação avançada e de baixo custo, promovendo a adoção de tecnologias 4.0 em setores estratégicos para a região Galiza-Norte de Portugal

Descrição

Âmbito |


O projeto MANUFACTUR4.0 procura transferir de forma efetiva para a industria do sector naval-metalomecânico novas tecnologias de fabricação avançada e de baixo custo, como exemplos reais e mensuráveis das melhorias que a I+D+i pode alavancar para estes mesmos sectores industriais. Isso traduzir-se-á nos seguintes benefícios:

- Intensificação das relações entre os centros de investigação e as empresas;

- Efeito incentivador para a adoção de tecnologias 4.0 num setor estratégico par a Euro-Região Galiza-Norte de Portugal

Resultados esperados e impacto |


Prevendo o desenvolvimento tecnológico 4.0 do setor naval e metalomecânico da euro-região, assente em PMEs, através da transferência para esta indústria de novas tecnologias e promovendo a sua demonstração e difusão, o projeto criará bases para a:

- disponibilização de uma estrutura de colaboração conjunta nos domínios da fabricação avançada para os setores preconizados;

- consolidação de um tecido industrial com alta capacidade técnica;

- implementação e exploração de tecnologias de fabricação avançada em resposta às necessidades das PMEs.

O projeto 0411_MANUFACTUR4_0_1_E é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, dentro do Eixo 1 "Crescimento inteligente através de uma cooperação transfronteiriça para a promoção da inovação".

Promotores

Data Início - Data Fim

2017-06-01 - 2020-07-31

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

2.030.649,36 € | 1.522.987,02 €

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

Descrição

O projeto MANU-SQUARE tem como objetivo a criação de um ecossistema e mercado virtual, suportado por uma plataforma eletrónica, com vista ao encontro da oferta de capacidades de produção e de engenharia disponíveis, em relação à sua procura, permitindo desta forma a criação flexível de cadeias de valor distribuídas e a contratação de capacidades de engenharia e produção disponíveis, que de outra forma não seriam utilizadas.

Promotores

Contactos

  • Andrea BETTONI | SUPSI – Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana | info@manusquare.eu

Data Início - Data Fim

2018-01-01 - 2020-12-31

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

3.956.189 | 3.956.189

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

MAPPLE – Planeamento da Produção com Otimização Energética

Eficiência Energética Planeamento da Produção

Unfold

Objetivos

| Objetivos do Projeto

O projeto MAPPLE tem por objetivo o desenvolvimento de uma solução, constituída por um Módulo de Otimização Energética, que será integrado com o ERP SISTRADE, e um módulo de Setups, de carácter metodológico.O módulo de Otimização Energética consistirá num motor de escalonamento, que permite a avaliação da capacidade de cumprir datas pretendidas para entrega com base em múltiplos critérios, sendo o objetivo final o estabelecimento de um programa de produção que cumpra os compromissos de entrega assumidos e ao mesmo tempo minimize os custos de produção, com um enfoque particular na redução dos custos energéticos associados à mudança na produção.O módulo de Setups compreenderá um conjunto de metodologias específicas de diagnóstico e controlo do processo de setup, soluções de melhoria com base nos métodos SMED, 5Ss e A3-Problem Solving, e ainda a preparação das metodologias para informatização nas diversas plataformas

Descrição

| Desafios Industriais

As empresas produtoras de embalagens de filme plástico têm como recursos produtivos essenciais extrusoras e impressoras. Este tipo de máquinas, em especial as primeiras, caracterizam-se por um consumo de energético muito elevado, em especial durante a fase de arranque. Outra problemática que se verifica muitas vezes em organizações com atividades de produção é a dificuldade em efetuar o planeamento dos recursos, com vista à entrega das encomendas nas datas estabelecidas. Este planeamento é afetado por várias variáveis, sendo uma das quais o tempo de setup das máquinas, tanto no arranque da produção como na transição entre produtos. Deste modo, um setup adequado exige tanto soluções técnicas como organizacionais para ser reduzido e criar condições para a obtenção de soluções de escalonamento melhoradas. Nestas indústrias, a atividade de setup desempenha um papel crítico na eficiência da produção, sendo os seus custos energéticos associados bastante elevados.

| Detalhes da solução

O módulo de planeamento consistirá num motor de escalonamento, que permite a avaliação da capacidade de cumprir datas pretendidas para entrega com base em múltiplos critérios, sendo o objetivo último o estabelecimento de um plano de produção que cumpra os compromissos de entrega assumidos com os clientes e ao mesmo tempo minimize os custos de produção, com um enfoque particular na redução dos custos energéticos associados à mudança na produção, que apresentam uma elevada criticidade para a maioria das organizações produtoras.Em termos de setup, pretende-se desenvolver os seguintes conceitos para contribuir para um escalonamento mais eficiente:- Sistematizar a monitorização dos setups através de Indicadores de Desempenho e de ferramenta informática (autónoma e integrável em controladores).- Desenvolver abordagens pragmáticas para a resolução de problemas comuns.- Desenvolver sistemas de tutoria e monitorização do processo de setup em equipamentos.- Identificar cenários de setups passíveis de serem melhorados através de uma solução de automação ou robótica.

Promotores

Contactos

  • Regina Correia | SISTRADE | mapple@sistrade.com | +351 226 153 600

Data Início - Data Fim

2016-09-01 - 2018-02-28

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

390.018,64 | 255.023,06

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

Objetivos

Estabelecer as bases fundamentais para uma efetiva colaboração interclusters à escala Europeia, visando a definição de uma estratégia de internacionalização conjunta, direcionada aos mercados do Canada e EUA e o estabelecimento de novas cadeias de valor constituídas por PMEs para a consolidação de uma oferta de tecnologias de produção avançadas potenciadas por  novas aplicações de fotónica e outras tecnologias facilitadoras.

Descrição

O projeto PIMAP Partnership reúne 4 clusters europeus e tem como objetivo identificar: (1) sinergias e oportunidades de colaboração entre os ecossistemas e PMEs dos clusters participantes, nomeadamente pela integração de tecnologias facilitadoras (e.g. no âmbito da fotónica) e outras tecnologias (e.g. micro-ondas) em sistemas de produção suportando o desenvolvimento de novos equipamentos e a modernização da indústria transformadora, e (2) em consonância com as complementaridades e sinergias identificadas, promover uma estratégia de internacionalização conjunta de abordagem aos mercados dos E.U.A. e Canadá.

A parceria reúne:

- dois clusters, o Alpha Route des Lasers et des Hyperfréquences (França) e o Joensuu Science Park (Finlândia), cujo foco de atuação surge centrado no âmbito de empresas que desenvolvem tecnologias de fotónica e micro-ondas e outras de base a sistemas de produção;

- o PRODUTECH-Cluster das Tecnologias de Produção (Portugal), reunindo no seu seio produtores de bens de equipamento, empresas de soluções no âmbito da digitalização e desenvolvedores de sistemas robóticos, com elevado potencial para integração destas soluções em sistemas de produção; e

- o cluster Triple Steelix (Suécia) direcionado para as fileiras do aço, reunindo produtores deste metal, empresas metalúrgicas e metalomecânicas, entre outros.

O projeto tem a duração de dois anos e centra-se na identificação de oportunidades de colaboração entre as PMEs dos diversos clusters e na promoção de iniciativas prospetivas de abordagem aos dois mercados identificados (EUA e Canada), visando o estabelecimento da estratégia de internacionalização conjunta.

Promotores

Contactos

  • Pedro Rocha | PRODUTECH | geral@produtech.org

Data Início - Data Fim

2018-01-01 - 2019-12-31

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

266.644 | 199.983

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

Objetivos

Estabelecer uma efetiva colaboração interclusters à escala Europeia, visando a implementação de uma estratégia de internacionalização conjunta, direcionada aos mercados dos EUA, Canada, Japão e China; suportar o estabelecimento de novas cadeias de valor constituídas por PMEs para a consolidação de uma oferta de tecnologias de produção avançadas potenciadas por novas aplicações de fotónica e outras tecnologias facilitadoras e direcionadas para os mercados da Indústria Metalomecânica, Aeronáutica, entre outros.

Imagens

Descrição

O projeto PIMAP+ reúne 6 clusters europeus e tem como objetivo reforçar a internacionalização e cooperação intersectorial entre os ecossistemas dos clusters envolvidos. Prevê:

(1) a exploração de sinergias e oportunidades de colaboração entre os ecossistemas e PMEs dos clusters participantes, nomeadamente pela integração de tecnologias facilitadoras (e.g. no âmbito da fotónica) e outras tecnologias (e.g. micro-ondas) em sistemas de produção suportando o desenvolvimento de novos equipamentos e a modernização da indústria transformadora, e em particular de soluções direcionadas para os setores do metal e da aeronáutica e

(2) e em consonância com as complementaridades e sinergias identificadas, implementar ações conjuntas de internacionalização nos mercados dos E.U.A., Canadá, Japão e China. 

A parceria reúne:

- dois clusters, o Alpha Route des Lasers et des Hyperfréquences (França) e o Joensuu Science Park (Finlândia), cujo foco de atuação surge centrado no âmbito de empresas que desenvolvem tecnologias de fotónica e micro-ondas e outras de base a sistemas de produção;

- dois clusters das tecnologias de produção, nomeadamente o PRODUTECH-Cluster das Tecnologias de Produção (Portugal) e o cluster AFIL (Itália) reunindo no seu seio produtores de bens de equipamento, empresas de soluções no âmbito da digitalização e desenvolvedores de sistemas robóticos, com elevado potencial para integração destas soluções em sistemas de produção; e

- o cluster Triple Steelix (Suécia) direcionado para as fileiras do aço, reunindo produtores deste metal, empresas metalúrgicas e metalomecânicas, entre outros.

- e o Moravian Aerospace Cluster (República Checa) direcionado para as fileiras da aeronáutica e aeroespacial.

O projeto tem a duração de dois anos e centra-se na identificação de oportunidades de colaboração entre as PMEs dos diversos clusters e na promoção de iniciativas conjuntas de abordagem aos 4 mercados identificados (EUA, Canada, Japão e China).

Este projeto visa ampliar e aprofundar os resultados do projeto PIMAP partnership concluído a 31.12.2019.

Data Início - Data Fim

2020-09-01 - 2022-08-31

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

499.613 | 449.648

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

PRODUTECH SIF - Soluções para a Indústria de Futuro

Indústria 4.0 Sustentabilidade Industrial Equipamentos Industriais Tecnologias de Produção

Unfold

Objetivos

O programa mobilizador PRODUTECH SIF – Soluções para a Indústria de Futuro visa constituir-se numa resposta integrada para o desenvolvimento e edificação de novos sistemas de produção, assentes em tecnologias de produção avançadas, que permitam equipar a indústria transformadora face os desafios da 4ª revolução industrial.

Imagens

Descrição

O projeto mobilizador PRODUTECH SIF integra e corporiza uma agenda de investigação e inovação, nos domínios das tecnologias de produção, sistemas ciber-físicos e modernização da indústria.

Incorpora um conjunto integrado, coerente e estrategicamente justificado de desenvolvimentos em domínios chave, prevendo o desenvolvimento de novos produtos e serviços, nos domínios das tecnologias de produção, de aplicação multi-setorial e com impacto no reforço da competitividade internacional e da sustentabilidade da indústria, atuando ao nível de:

- Sistemas de produção em rede

- Tecnologias de base para novos sistemas de produção ciberfísicos

- Desenvolvimento, gestão e melhoria dos sistemas de produção ciberfísicos

- Tecnologias facilitadoras, automatização e sistemas robóticos avançados

- Sustentabilidade e eficiência integral dos sistemas de produção e

- Ferramentas avançadas para o desenvolvimento de produtos e serviços.

Resulta da concertação de atores do tecido empresarial e entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação, reunindo uma massa crítica para promover eficazmente o desenvolvimento de conhecimento e tecnologias avançadas e sua endogeneização pelas empresas, e traduzir-se-á em novos produtos e serviços, com elevando conteúdo tecnológico, nos domínios das tecnologias de produção, prevendo coerentemente atividades de criação, aceleração, transferência e demonstração, destas soluções, em empresas de referencia de diversos setores utilizadores face à sua efetiva difusão, valorização e adoção.

O programa decorre da confluência dos eixos estratégicos de I&D +I (inovação) +D (demonstração e difusão) do programa de ação multi-anual do Cluster das Tecnologias de Produção, PRODUTECH (www.produtech.org).

Promotores

Contactos

  • Coordenação Projetos Mobilizadores | CATIM | projetosmobilizadores@produtech.org | +351 226 159 000

Data Início - Data Fim

2017-10-01 - 2020-09-30

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

7.805.049 € | 5.318.059 €

Programas de Financiamento

Link

Keywords

URL do Projeto e Código QR

Objetivos

Transferir conhecimento científico e tecnológico sobre sistemas inteligentes de monitorização para o tecido industrial nacional, resultante do desenvolvimento de projetos de I&D nacionais e europeus.

Suprir falhas de informação e conhecimento, sobre a utilização de tecnologias digitais em contextos industriais tradicionais.

Inclui entre outros workshops e ações de demonstração em cenários industriais distintos que visam mostrar o potencial da implementação de tecnologias avançadas (e.g., monitorização inteligente baseada em rede de sensores; análise de dados em tempo real; inteligência artificial) no aumento da eficácia, competitividade e sustentabilidade dos sistemas industriais.

Descrição

Desafios industriais |


O intenso desenvolvimento tecnológico aliado a alterações profundas nos mercados e modelos de negócio, requer novas abordagens de produção industrial de forma a permitir que a indústria se mantenha competitiva e base de sustentação do modelo económico e social europeu. A transição das empresas (sobretudo PME) para novos referenciais requer, por um lado, sensibilização para a necessidade de mudança de paradigma, e por outro, transferência de conhecimento científico e tecnológico que permita a sua capacitação. O projeto SIM4.0 aborda uma temática essencial no contexto industrial: a monitorização de equipamentos, processos e sistemas e a gestão inteligente de dados e fluxos de informação, base da implementação do paradigma i4.0. A forma de evidenciar os benefícios da implementação do novo paradigma i4.0 é realizada através da transferência de conhecimento científico e tecnológico, resultante do desenvolvimento de projetos de I&D nacionais e europeus, para contextos reais em PME, assim demonstrando e disseminando o conhecimento necessário a um aumento da maturidade tecnológica das empresas.


Detalhes da abordagem |


A estratégia de abordagem do projeto SIM4.0 inicia-se por workshops genéricos sobre os paradigmas e desafios industriais do sec. XXI, os quais pretendem sensibilizar a indústria em geral, passando depois para workshops específicos nos setores alvo do SIM4.0: bens de equipamento; componentes e agroalimentar. A fim de melhor alicerçar os novos conhecimentos, são desenvolvidas demonstrações nos 3 setores e amplamente disseminadas. A elaboração de roadmaps tecnológicos integrando os resultados do projeto constitui uma ferramenta de suporte à implementação futura de soluções de sistemas inteligentes de monitorização.


Benefícios e vantagens |


> Acelerar a capacitação das PME para a adoção do paradigma i4.0, através da transferência de conhecimento já existente;

> Aproximação entre as comunidades científica e industrial;

> Demonstração em cenários reais de desenvolvimentos científicos e tecnológicos obtidos em ambiente controlado.

Promotores

Contactos

  • Telmo Nobre | ISQ [www.isq-group.com] | rtnobre@isq.pt | 969776545

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

N/A | N/A

Programas de Financiamento

Keywords

URL do Projeto e Código QR

TEX-BREIN - Interregional community of TEXtile ecosystems for the circular transition: Building capacities, REINforcing network and organisations

Transição Circular Fabricação digital e avançada Têxteis sustentáveis Inovação em ecossistemas têxteis Re-hubs Têxteis

Unfold

Objetivos

O TEX-BREIN centra-se na capacitação para a inovação dos ecossistemas têxteis na Europa. Tem por objetivo criar e reforçar cadeias de valor inovadoras e resilientes e apoiar a transição circular tendo por base a digitalização e a manufatura avançada, promovendo a colaboração inter-regional e o aumento das soluções circulares das regiões menos desenvolvidas.

Descrição

O projeto centra-se no reforço das capacidades para a inovação dos ecossistemas têxteis na Europa. Tem como objetivo construir e reforçar cadeias de valor inovadoras e resilientes e apoiar a transição circular das comunidades têxteis europeias, promover a colaboração inter-regional entre os diferentes atores da quadrupla hélice e apoiar a melhoria das competências e o aumento das soluções circulares têxteis das regiões menos desenvolvidas. A ser alcançado através do desenvolvimento de planos de cooperação transfronteiriça para PME têxteis e da transferência de modelos de centros de reciclagem têxtil de regiões mais desenvolvidas para regiões menos desenvolvidas da TEX-BREIN.O TEX-BREIN melhora a proficiência das entidades públicas e dos intermediários de inovação, tais como os clusters, na assistência às empresas para identificar perspetivas de investimento e formular carteiras de investimento a nível inter-regional, em benefício dos ecossistemas têxteis, em particular das PME. Um dos principais focos é a transição circular da indústria têxtil, que facilita processos de produção mais respeitadores do ambiente e minimiza a geração de resíduos têxteis. Além disso, o projeto promove a adoção de soluções digitais e de fabrico avançadas para apoiar a circularidade e novas cadeias de valor. A redução das assimetrias entre as regiões menos e mais desenvolvidas é alcançada através do mapeamento e benchmarking dos pivôs de inovação (por exemplo, centros têxteis em regiões têxteis mais desenvolvidas) e através do envolvimento das empresas em casos de negócios de cooperação a serem submetidos ao próximo financiamento de investimento I3. Será desenvolvido um portfólio de 20 casos de negócios, dos quais 3 se referem à conceção de centros de reciclagem têxtil em regiões menos desenvolvidas.

Data Início - Data Fim

2024-11-01 - 2026-10-31

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

1 368 612,51€ | 1 368 612,51€

Keywords

URL do Projeto e Código QR

Outras Inovações

Nenhum resultado encontrado.