11 items

Projetos

Objetivos

Transferir conhecimento científico e tecnológico sobre sistemas inteligentes de monitorização para o tecido industrial nacional, resultante do desenvolvimento de projetos de I&D nacionais e europeus.

Suprir falhas de informação e conhecimento, sobre a utilização de tecnologias digitais em contextos industriais tradicionais.

Inclui entre outros workshops e ações de demonstração em cenários industriais distintos que visam mostrar o potencial da implementação de tecnologias avançadas (e.g., monitorização inteligente baseada em rede de sensores; análise de dados em tempo real; inteligência artificial) no aumento da eficácia, competitividade e sustentabilidade dos sistemas industriais.

Descrição

Desafios industriais |


O intenso desenvolvimento tecnológico aliado a alterações profundas nos mercados e modelos de negócio, requer novas abordagens de produção industrial de forma a permitir que a indústria se mantenha competitiva e base de sustentação do modelo económico e social europeu. A transição das empresas (sobretudo PME) para novos referenciais requer, por um lado, sensibilização para a necessidade de mudança de paradigma, e por outro, transferência de conhecimento científico e tecnológico que permita a sua capacitação. O projeto SIM4.0 aborda uma temática essencial no contexto industrial: a monitorização de equipamentos, processos e sistemas e a gestão inteligente de dados e fluxos de informação, base da implementação do paradigma i4.0. A forma de evidenciar os benefícios da implementação do novo paradigma i4.0 é realizada através da transferência de conhecimento científico e tecnológico, resultante do desenvolvimento de projetos de I&D nacionais e europeus, para contextos reais em PME, assim demonstrando e disseminando o conhecimento necessário a um aumento da maturidade tecnológica das empresas.


Detalhes da abordagem |


A estratégia de abordagem do projeto SIM4.0 inicia-se por workshops genéricos sobre os paradigmas e desafios industriais do sec. XXI, os quais pretendem sensibilizar a indústria em geral, passando depois para workshops específicos nos setores alvo do SIM4.0: bens de equipamento; componentes e agroalimentar. A fim de melhor alicerçar os novos conhecimentos, são desenvolvidas demonstrações nos 3 setores e amplamente disseminadas. A elaboração de roadmaps tecnológicos integrando os resultados do projeto constitui uma ferramenta de suporte à implementação futura de soluções de sistemas inteligentes de monitorização.


Benefícios e vantagens |


> Acelerar a capacitação das PME para a adoção do paradigma i4.0, através da transferência de conhecimento já existente;

> Aproximação entre as comunidades científica e industrial;

> Demonstração em cenários reais de desenvolvimentos científicos e tecnológicos obtidos em ambiente controlado.

Promotores

Contactos

  • Telmo Nobre | ISQ [www.isq-group.com] | rtnobre@isq.pt | 969776545

Investimento (em euros) | Incentivo (em euros)

N/A | N/A

Programas de Financiamento

Keywords

URL do Projeto e Código QR

Outras Inovações

Nenhum resultado encontrado.